HISTÓRIAS DA DOCÊNCIA ENTRE MEMÓRIAS E AUTORIAS

Autores

  • Dóris Maria Luzzardi Fiss

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v15i1.216

Palavras-chave:

docência, autoria, memória, identidade.

Resumo

Este trabalho deriva de pesquisa realizada de junho de 1996 a maio de 1998 com a participação de trinta e seis professores de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre. O campo discursivo de referência é o discurso pedagógico. O recorte sobre o qual se centra a análise consiste em fala escolhida a partir de critérios que representam objetivos do estudo. O estudo objetiva analisar o discurso pedagógico buscando discutir a constituição heterogênea dos sujeitos e dos sentidos. Ao longo das análises construídas, muitos sentidos relacionados aos processos de autoria foram indiciados, sendo possível que o sujeito se forma nos pontos de encontro entre elementos que são da ordem do político, do econômico, do social, das relações de gênero, do profissional.

Downloads

Downloads

Publicado

2008-02-26

Como Citar

Fiss, D. M. L. (2008). HISTÓRIAS DA DOCÊNCIA ENTRE MEMÓRIAS E AUTORIAS. Reflexão E Ação, 15(1), 58-83. https://doi.org/10.17058/rea.v15i1.216