FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E REUNIÃO PEDAGÓGICA: CONSTRUINDO UM ESTADO DE CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v20i1.2229Palavras-chave:
Formação continuada de professores, Reuniões pedagógicas, ANPED, CAPES, Coordenador pedagógicoResumo
A formação continuada de professores é um tema que vem sendo amplamente debatido e colocado em pauta, além de apresentar muitas produções científicas. Por entender que esta formação acontece ao longo da vida profissional, acredito que ela pode e deve acontecer dentro do espaço escolar, mais especificamente nas reuniões pedagógicas. Tenho como objetivos compreender a escola como espaço de formação continuada e quais as implicações desta formação, desenvolvida na reunião pedagógica, no cotidiano escolar. Para isso, foram pesquisadas produções científicas - artigos e dissertações - nos bancos da ANPED e CAPES, no período de 2006 a 2010, através de uma revisão sistemática e leitura flutuante. Foram observadas produções que se aproximavam em relação à abordagem, sendo separadas pelas seguintes categorias: formação continuada de professores, políticas educacionais e reuniões pedagógicas. Através destas, foi possível perceber que a formação continuada de professores dentro do próprio espaço escolar está vinculada a reunião pedagógica e ao papel exercido pelo coordenador pedagógico, através de uma relação mediadora e coletiva, atrelada a desafios, reflexões, observações, avaliações e construção de novas práticas. Com isso, percebe-se que é possível construir um estado de conhecimento dentro do espaço escolar, articulando formação e reunião pedagógica como dinamizadores do processo ensino-aprendizagem e qualificando os profissionais de uma dada realidade.Downloads
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