FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E REUNIÃO PEDAGÓGICA: CONSTRUINDO UM ESTADO DE CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v20i1.2229Palabras clave:
Formação continuada de professores, Reuniões pedagógicas, ANPED, CAPES, Coordenador pedagógicoResumen
A formação continuada de professores é um tema que vem sendo amplamente debatido e colocado em pauta, além de apresentar muitas produções científicas. Por entender que esta formação acontece ao longo da vida profissional, acredito que ela pode e deve acontecer dentro do espaço escolar, mais especificamente nas reuniões pedagógicas. Tenho como objetivos compreender a escola como espaço de formação continuada e quais as implicações desta formação, desenvolvida na reunião pedagógica, no cotidiano escolar. Para isso, foram pesquisadas produções científicas - artigos e dissertações - nos bancos da ANPED e CAPES, no período de 2006 a 2010, através de uma revisão sistemática e leitura flutuante. Foram observadas produções que se aproximavam em relação à abordagem, sendo separadas pelas seguintes categorias: formação continuada de professores, políticas educacionais e reuniões pedagógicas. Através destas, foi possível perceber que a formação continuada de professores dentro do próprio espaço escolar está vinculada a reunião pedagógica e ao papel exercido pelo coordenador pedagógico, através de uma relação mediadora e coletiva, atrelada a desafios, reflexões, observações, avaliações e construção de novas práticas. Com isso, percebe-se que é possível construir um estado de conhecimento dentro do espaço escolar, articulando formação e reunião pedagógica como dinamizadores do processo ensino-aprendizagem e qualificando os profissionais de uma dada realidade.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El envío de originales a este periódico implica la transferencia, por parte de los(las) autores/as, de los derechos de publicación impresa y digital. Los derechos de autor para los artículos publicados son del(la) autor/a, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los(las) autores/as solo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente este periódico como medio de publicación original. En virtud de ser un periódico de acceso abierto, se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educacionales y científicas siempre y cuando se cite la fuente conforme la licencia CC-BY de Creative Commons. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.