O ENSINO DE PSICOLOGIA INSERIDO NOS CURSOS TÉCNICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DA DOCÊNCIA EM PSICOLOGIA DO TRABALHO

Autores

  • Márjori Heitich Fontoura
  • Jerto Cardoso da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.2480

Palavras-chave:

Ensino de Psicologia, Psicologia do Trabalho, Ensino Médio

Resumo

Esse artigo é um relato de experiência que propõe fazer relações entre a docência em Psicologia no ensino médio e nos cursos técnicos profissionais. Para isso, apresenta-se uma breve história sobre o ensino profissional no Brasil e, também, suas relações com o ensino médio. Através da revisão bibliográfica, observa-se que a profissionalização e o ensino médio estiveram, por vezes, integrados e outras, não. Além disso, abordam-se as leis e decretos que regulamentam essas formas de ensino no país. Discute-se a docência em Psicologia nos níveis de ensino técnico profissionalizante, refletindo sobre a nova resolução que dispõe sobre a licenciatura de Psicologia em níveis do ensino médio, compreendido, também, o ensino técnico profissional. Por fim, é relatada uma experiência de ensino de Psicologia nos cursos técnicos profissionais, dando ênfase à disciplina de Psicologia do Trabalho.

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Biografia do Autor

Márjori Heitich Fontoura

Professora do Centro Educação Profissional da UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul. Graduando em Programa Especial de Formação Pedagógica na Universidade de Santa Cruz do Sul.

Jerto Cardoso da Silva

Professor do departamento de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul. Avenida Independência .

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Publicado

2013-12-18

Como Citar

Fontoura, M. H., & Silva, J. C. da. (2013). O ENSINO DE PSICOLOGIA INSERIDO NOS CURSOS TÉCNICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DA DOCÊNCIA EM PSICOLOGIA DO TRABALHO. Reflexão E Ação, 21(2), 242-260. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.2480