ESTUDO DE CASO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM – FERRAMENTA FORMATIVA ONLINE PARA PROFESSORES INICIANTES
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v20i1.2499Palavras-chave:
, Professores Iniciantes, Professores Experientes, Mentoria, Educação a Distância, Desenvolvimento ProfissionalResumo
O presente artigo trata de um estudo de caso da aprendizagem de uma professora em início de carreira nos anos iniciais do ensino fundamental e uma professora experiente - a mentora - que participaram de um Programa de Mentoria na modalidade online, através do Portal dos Professores da UFSCar. O foco principal do estudo foi a Experiência de Ensino e Aprendizagem voltada para a alfabetização, atividade formativa e investigativa que previa o planejamento, a implementação e a avaliação de propostas educativas a serem construídas em comum acordo entre uma novata e a mentora a partir de dificuldades específicas indicadas pela iniciante. A pesquisa fundamentou numa abordagem qualitativa. Teve como fonte de dados, os questionários inicial e final do PM, as produções sobre alfabetização desenvolvidas ao longo do Programa de Mentoria (PM), as interações entre mentoras e iniciantes (consideradas narrativas online) e os anexos das mensagens. Foi também realizada uma entrevista presencial com a mentora e um roteiro de entrevista online encaminhado à professora iniciante. Os resultados indicam a importância das Experiências de Ensino e Aprendizagem para a aprendizagem de professores em início de carreira e também a importância de promover o acompanhamento de professores iniciantes tendo como ponto de partida os dilemas e dificuldades encontrados por eles nesse período da carreira.Downloads
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