ESTUDO DE CASO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM – FERRAMENTA FORMATIVA ONLINE PARA PROFESSORES INICIANTES
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v20i1.2499Keywords:
, Professores Iniciantes, Professores Experientes, Mentoria, Educação a Distância, Desenvolvimento ProfissionalAbstract
O presente artigo trata de um estudo de caso da aprendizagem de uma professora em início de carreira nos anos iniciais do ensino fundamental e uma professora experiente - a mentora - que participaram de um Programa de Mentoria na modalidade online, através do Portal dos Professores da UFSCar. O foco principal do estudo foi a Experiência de Ensino e Aprendizagem voltada para a alfabetização, atividade formativa e investigativa que previa o planejamento, a implementação e a avaliação de propostas educativas a serem construídas em comum acordo entre uma novata e a mentora a partir de dificuldades específicas indicadas pela iniciante. A pesquisa fundamentou numa abordagem qualitativa. Teve como fonte de dados, os questionários inicial e final do PM, as produções sobre alfabetização desenvolvidas ao longo do Programa de Mentoria (PM), as interações entre mentoras e iniciantes (consideradas narrativas online) e os anexos das mensagens. Foi também realizada uma entrevista presencial com a mentora e um roteiro de entrevista online encaminhado à professora iniciante. Os resultados indicam a importância das Experiências de Ensino e Aprendizagem para a aprendizagem de professores em início de carreira e também a importância de promover o acompanhamento de professores iniciantes tendo como ponto de partida os dilemas e dificuldades encontrados por eles nesse período da carreira.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The submission of originals to this journal implies on the transference, by the author(s), of the printed and digital publishing rights. The author´s rights to the published articles are the author´s, the journal has the rights over the first publication. The author(s) can only use the same results in other publications, indicating clearly that this journal was the original publisher. Since we are an open access journal, the free use of articles is permitted for educational and scientific applications, as long as they inform the source according with the CC-BY license from Creative Commons.