PRINCESAS EM DISCURSO: AS BONECAS PERSONAGENS DA DISNEY NA VISÃO DAS CRIANÇAS

Autores

  • Michelle Brugnera Cruz Cechin
  • Thaise da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.2503

Palavras-chave:

Infância, Brincar, Relações de Gênero, Análise do Discurso, Cultura de Pares

Resumo

Este estudo descreve uma pesquisa qualitativa realizada em uma escola da rede pública de ensino de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, tendo como foco os discursos de crianças sobre as bonecas princesas da Disney. O objetivo é compreender como esse grupo de crianças abordou a identidade de gênero e as diferenças culturais representadas por essas personagens. As princesas apresentam um modelo de identidade e comportamento de gênero a ser seguido pelas crianças em filmes, jogos, livros e bonecas. Quando as crianças brincaram com essas bonecas, confirmaram, desafiaram e transformaram a pedagogia de gênero ensinada por essas personagens, que assumiram papéis de liderança nas brincadeiras entre pares na sala de aula. A oportunidade de brincar e refletir sobre esses brinquedos permitiu novas possibilidades de pensar modos distintos de subjetivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Brugnera Cruz Cechin

Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (FAPA). Graduada em Pedagogia (FAPA). Possui experiência como professora na educação infantil. Foi brinquedista no Programa de Extensão Universitária “Quem quer Brincar?” (UFRGS). Professora de anos iniciais da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Endereço para correspondência: Avenida Polônia, 1055/202. Bairro São Geraldo. Porto Alegre (RS). CEP: 90230-110. Endereço Eletrônico: mibrugnera@gmail.com.

Thaise da Silva

Doutoranda em Educação (UFRGS). Mestre em Educação (UFRGS). Especialista em Alfabetização (FAPA). Professora do curso de pós-graduação no Instituto Educacional do Rio Grande do Sul (IERGS) e da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Endereço Eletrônico: thaiseds@ibest.com.br

Downloads

Publicado

2015-10-16

Como Citar

Cechin, M. B. C., & Silva, T. da. (2015). PRINCESAS EM DISCURSO: AS BONECAS PERSONAGENS DA DISNEY NA VISÃO DAS CRIANÇAS. Reflexão E Ação, 23(2), 250-268. https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.2503