PRINCESAS EM DISCURSO: AS BONECAS PERSONAGENS DA DISNEY NA VISÃO DAS CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.2503Palavras-chave:
Infância, Brincar, Relações de Gênero, Análise do Discurso, Cultura de ParesResumo
Este estudo descreve uma pesquisa qualitativa realizada em uma escola da rede pública de ensino de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, tendo como foco os discursos de crianças sobre as bonecas princesas da Disney. O objetivo é compreender como esse grupo de crianças abordou a identidade de gênero e as diferenças culturais representadas por essas personagens. As princesas apresentam um modelo de identidade e comportamento de gênero a ser seguido pelas crianças em filmes, jogos, livros e bonecas. Quando as crianças brincaram com essas bonecas, confirmaram, desafiaram e transformaram a pedagogia de gênero ensinada por essas personagens, que assumiram papéis de liderança nas brincadeiras entre pares na sala de aula. A oportunidade de brincar e refletir sobre esses brinquedos permitiu novas possibilidades de pensar modos distintos de subjetivação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.