PERFIL DOS ALUNOS DE LICENCIATURA A DISTÂNCIA E ASPECTOS QUE CONTRIBUEM PARA APRENDIZAGEM

Autores

  • Daniela Karine Ramos

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.2847

Palavras-chave:

Perfil do Aluno a Distância, Educação a Distância, Aprendizagem, Tecnologias Digitais, Presença Social

Resumo

Este estudo teve como objetivo mapear algumas características dos alunos dos cursos de licenciatura a distância da UFSC, caracterizando aspectos pessoais, pedagógicos e infraestruturais que podem interferir no processo de ensino e aprendizagem, para oferecer maiores subsídios para a proposição de projetos pedagógicos de formação de professores a distância e nortear a reflexão sobre o perfil dos alunos da EAD. Para tanto, foi aplicado um questionário on-line em uma amostra por conveniência, nos polos presenciais com o apoio dos tutores do curso. Foram considerados 245 questionários respondidos e os dados revelam que os alunos têm idade média de 31,4 anos, 55,5% são casados, 46,1% têm filhos e 93,5% dos alunos exerce alguma atividade profissional concomitantemente aos estudos. Quanto aos hábitos de estudo, 81,2% dos alunos frequenta até duas vezes por semana o polo, 62,5% indica não ter tempo para estudar e o material impresso é o aspecto didático do curso que mais contribui para aprendizagem, seguido pelo encontro presencial e vídeoaulas. Destacam-se também no processo de ensino e aprendizagem a distância, o conhecimento adquirido e a importância da presença social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Karine Ramos

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Metodologia de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Ramos, D. K. (2013). PERFIL DOS ALUNOS DE LICENCIATURA A DISTÂNCIA E ASPECTOS QUE CONTRIBUEM PARA APRENDIZAGEM. Reflexão E Ação, 21(2), 199-220. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.2847