ENSINANDO HISTÓRIA PELO OLHAR DA DIVERSIDADE ETICORRACIAL: LEITURAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

  • Jean Mac Cole Tavares Santos
  • Patrícia Cristina de Aragão Araújo

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.2998

Palavras-chave:

Formação Continuada, Diversidade Étnico-Cultural, Inclusão, Ensino de História

Resumo

Este texto analisa a temática afro-brasileira na escola a partir de reflexões em torno da formação continuada e do ensino de História. Nosso objetivo é, portanto, investigar a importância da inclusão do ensino desta disciplina nas discussões em torno da cultura afro-brasileira a partir da diversidade étnico-cultural existente na escola. Trata-se de uma pesquisa em desenvolvimento e aqui apresentamos as primeiras impressões de estudo, apoiamo-nos no referencial teórico dos trabalhos de Certeau, Cavallero, Lino Gomes, Freire e Cunha Júnior. Como abordagem metodológica, buscamos na etnometodologia, a partir do paradigma indiciário, à luz de Coulon e Guinzburg, perscrutando os indícios e vestígios que os textos nos apresentam. Os resultados preliminares apontam que a discussão da diversidade e sua dimensionalidade no contexto da escola, sobretudo no campo do ensino de História, podem ser ampliadas a partir da participação e ação pedagógica do/a professor/a contribuindo deste modo para o diálogo entre as diferenças e a minimização da exclusão e uma maior articulação dos saberes da cultura negra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Mac Cole Tavares Santos

Doutora em Educação (UFPB - 2007). Professora Titular da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Patrícia Cristina de Aragão Araújo

Doutor em Educação (UFPB - 2007). Professor Adjunto III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Downloads

Publicado

2013-04-26

Como Citar

Santos, J. M. C. T., & Araújo, P. C. de A. (2013). ENSINANDO HISTÓRIA PELO OLHAR DA DIVERSIDADE ETICORRACIAL: LEITURAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Reflexão E Ação, 207-220. https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.2998