A PRÁTICA DO DIÁLOGO EM SALA DE AULA: UMA CONDIÇÃO PARA A ELABORAÇÃO CONCEITUAL MATEMÁTICA DOS ALUNOS
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v20i2.3026Palavras-chave:
Problematizações matemáticas. Anos iniciais. Grandezas e medidas. Prática pedagógica. Elaboração conceitual.Resumo
Este artigo refere-se ao recorte de uma pesquisa de mestrado de abordagem qualitativa, com alunos do 2º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Jundiaí/SP e tem como foco a problematização em sala de aula. Com o objetivo de analisar tanto o movimento de elaboração conceitual matemática dos alunos inseridos num ambiente de problematizações, quanto as ações mediadas pela professora-pesquisadora nesse contexto, tomamos como referencial teórico a perspectiva histórico-cultural. O recorte aqui apresentado refere-se à análise de um dos sete episódios selecionados na pesquisa e centrou-se no movimento de elaboração conceitual em sala de aula, com foco na produção de significações para o conceito de medida de comprimento. Os resultados evidenciam o quanto os alunos trazem significações matemáticas relativas a contextos não escolares envolvendo medidas e como esses conceitos espontâneos possibilitam o acesso aos conceitos científicos, num movimento de argumentação, socialização, interações e ações mediadas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.