AS PRÁTICAS DE MATEMÁTICA E OS EFEITOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v20i2.3039Palavras-chave:
Formação de Professores. Regimes de Verdade. Práticas de Formação Matemática.Resumo
A partir dos estudos foucaultianos, buscamos entender como as práticas de matemática têm produzido efeitos na formação do professor de matemática nos anos iniciais e argumentamos que esses efeitos ultrapassam as fronteiras do pedagógico e dos conteúdos disciplinares dessa área de conhecimento, fazendo parte de uma “política geral” de verdade que envolve as concepções de conhecimento científico, de matemática e de ensino de cada época. Os materiais que consideramos foram produzidos em um Curso de Nível Médio na década de 1990. Percebemos que as práticas de formação matemática, nesse período, podem ser examinadas a partir de três ênfases: a) a formação para ensinar matemática pelo “concreto”, “conhecimento lógico” e “abstrato”, o que permite visualizar as práticas voltadas ao ensinar matemática em uma perspectiva construtivista, de cunho científico, b) o “ensino globalizado” e c) a “ênfase na realidade”. Isso nos possibilita colocar em questão a formação matemática do professor de anos iniciais produzida nessas práticas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.