NUMERAMENTALIZAÇÃO: O ESTUDO DAS PRÁTICAS E DO GOVERNAMENTO EM EDUCAÇÃO (e) MATEMÁTICA NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v20i2.3076Palavras-chave:
Numeramentalização – Prática Social – Governo/Governamento – Educação MatemáticaResumo
Este trabalho tem como objetivo relacionar a noção de prática social, sob a ótica dos jogos de linguagem de Ludwig Wittgenstein, e a noção de governamentalidade de Michel Foucault, a partir das quais se discute o conceito de numeramentalização no quadro do que consideramos ser um programa de Pesquisa que discuta a Educação (e) Matemática Contemporânea. Ao mesmo tempo, propõe-se uma reflexão sobre a produtividade analítica desse conceito, a fim de se entender de que maneira, em uma sociedade numeramentalizada, práticas - que operam por meio de discursos de verdade fazendo uso de números, índices, medições - intervêm sobre os modos de ser e agir de sujeitos produzindo modos de subjetivação individuais e coletivos, em diferentes espaços socialmente institucionalizados.Downloads
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