NUMERAMENTALIZAÇÃO: O ESTUDO DAS PRÁTICAS E DO GOVERNAMENTO EM EDUCAÇÃO (e) MATEMÁTICA NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Samuel Edmundo Lopez Bello

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v20i2.3076

Palavras-chave:

Numeramentalização – Prática Social – Governo/Governamento – Educação Matemática

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relacionar a noção de prática social, sob a ótica dos jogos de linguagem de Ludwig Wittgenstein, e a noção de governamentalidade de Michel Foucault, a partir das quais se discute o conceito de numeramentalização no quadro do que consideramos ser um programa de Pesquisa que discuta a Educação (e) Matemática Contemporânea. Ao mesmo tempo, propõe-se uma reflexão sobre a produtividade analítica desse conceito, a fim de se entender de que maneira, em uma sociedade numeramentalizada, práticas - que operam por meio de discursos de verdade fazendo uso de números, índices, medições - intervêm sobre os modos de ser e agir de sujeitos produzindo modos de subjetivação individuais e coletivos, em diferentes espaços socialmente institucionalizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-18

Como Citar

Bello, S. E. L. (2012). NUMERAMENTALIZAÇÃO: O ESTUDO DAS PRÁTICAS E DO GOVERNAMENTO EM EDUCAÇÃO (e) MATEMÁTICA NA CONTEMPORANEIDADE. Reflexão E Ação, 20(2), 88-114. https://doi.org/10.17058/rea.v20i2.3076