VIOLÊNCIA ESCOLAR: CONCEPÇÕES E AÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

Autores

  • Laêda Bezerra Machado Doutora em Educação. Professora Associado do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional, Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação - Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica, UFPE. Bolsista do CNPq. Endereço: Av. Acadêmico Helio Ramos, S/N, Cidade Universitária 50740-530, Recife, PE, Brasil. E-mail: laeda01@gmail.com
  • Daniele Farias de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.3195

Palavras-chave:

Violência Escolar, Coordenador Pedagógico, Concepções, Ações

Resumo

Este artigo identifica as concepções de violência escolar entre coordenadores pedagógicos e caracteriza suas ações para o enfrentamento do fenômeno no interior da escola. Aplicamos questionários a dez coordenadoras pedagógicas de escolas municipais de Recife-PE. As respostas revelaram que, para elas, a violência se caracteriza como de ordem física, moral, verbal, compromete as relações e a integridade dos alunos. Ela é decorrente da ausência da família tanto no que diz respeito às questões domésticas e escolares; dessa forma, as coordenadoras se disseram impotentes para lidar com algumas situações, pois não têm contado com o apoio familiar. Os resultados reiteram o papel da escola como um campo diversificado, sendo os alunos apenas atores desse complexo sistema, não “os culpados”. Consideramos, a partir das práticas descritas, que é possível tornar a escola um ambiente protetor, através da sensibilização das famílias e da comunidade escolar em relação ao problema da violência.

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Biografia do Autor

Daniele Farias de Carvalho

Especialista em Gestão e Coordenação Pedagógica. Colaborou com a coleta de dados para a pesquisa. Endereço para correspondência: Rua Rio Pajeú n 502 apt 302 Bloco B-8 Ibura- Recife – PE – Email: dany.fc.19@gmail.com

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Publicado

2013-07-04

Como Citar

Machado, L. B., & Farias de Carvalho, D. (2013). VIOLÊNCIA ESCOLAR: CONCEPÇÕES E AÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO. Reflexão E Ação, 21(1), 05-24. https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.3195