PAULO FREIRE E A DIVERSIDADE CULTURAL: UM HUMANISMO POLÍTICO-PEDAGÓGICOS PARA A TRANSCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Juliano Peroza
  • Camila Pompeu da Silva
  • Abdeljalil Akkari

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3208

Palavras-chave:

Paulo Freire, Diversidade Cultural, Humanismo Crítico, Transculturalidade, Educação

Resumo

Nesse artigo, buscamos relacionar as reflexões de Paulo Freire, enquanto pensador humanista, à questão da diversidade cultural. Primeiramente, exploramos o caráter humanista no seu pensamento, relacionando sua proposta às práticas pedagógicas que valorizam a multiculturalidade. Na segunda parte, abordamos as reflexões de Freire à respeito da cultura depois do exílio, ou seja, como ele construiu seu discurso político-pedagógico a partir de uma leitura própria, diante das outras culturas. Para finalizar, refletimos sobre sua contribuição à educação transcultural, a partir da relação com cinco conceitos centrais: os Círculos de (inter) Cultura, o Método Dialético, o Diálogo, a Consciência Crítica e as Palavras Geradoras.

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Biografia do Autor

Juliano Peroza

Doutorando em Educação pelo PPGE da PUCPR.

Camila Pompeu da Silva

Doutoranda em Educação pela Facultè de Psychologie et des Sciences de L’Éducation de L’Univertè de Genève.

Abdeljalil Akkari

Professor da Facultè de Psychologie et des Sciences de L’Éducation de L’Univertè de Genève.

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Publicado

2013-12-26

Como Citar

Peroza, J., da Silva, C. P., & Akkari, A. (2013). PAULO FREIRE E A DIVERSIDADE CULTURAL: UM HUMANISMO POLÍTICO-PEDAGÓGICOS PARA A TRANSCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO. Reflexão E Ação, 21(2), 461-481. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3208