PAULO FREIRE E A DIVERSIDADE CULTURAL: UM HUMANISMO POLÍTICO-PEDAGÓGICOS PARA A TRANSCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3208Palavras-chave:
Paulo Freire, Diversidade Cultural, Humanismo Crítico, Transculturalidade, EducaçãoResumo
Nesse artigo, buscamos relacionar as reflexões de Paulo Freire, enquanto pensador humanista, à questão da diversidade cultural. Primeiramente, exploramos o caráter humanista no seu pensamento, relacionando sua proposta às práticas pedagógicas que valorizam a multiculturalidade. Na segunda parte, abordamos as reflexões de Freire à respeito da cultura depois do exílio, ou seja, como ele construiu seu discurso político-pedagógico a partir de uma leitura própria, diante das outras culturas. Para finalizar, refletimos sobre sua contribuição à educação transcultural, a partir da relação com cinco conceitos centrais: os Círculos de (inter) Cultura, o Método Dialético, o Diálogo, a Consciência Crítica e as Palavras Geradoras.Downloads
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