O RACISMO SOB A FORMA DE VIOLÊNCIA SILENCIOSA E AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA INSTITUCIONAL NO SEU ENFRENTAMENTO

Autores

  • Tarcia Regina da Silva
  • Adelaide Alves Dias

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.3232

Palavras-chave:

Violência Simbólica, Racismo, Pedagogia Institucional, Identidade

Resumo

O presente estudo contextualiza a violência no âmbito escolas, detendo-se na sua expressão sob a forma simbólica. A violência simbólica se faz presente de forma tão sutil, que por muitas vezes não nos damos conta de sua incidência. Vivendo num país onde paira o mito da democracia racial, combater o racismo é também refletir sobre nossos próprios valores, crenças e comportamentos. Assim, a Pedagogia Institucional consistindo em enxergar, incluir e gerir o conflito rompe com o silêncio do racismo na escola, favorecendo o seu combate através de seus fundamentos teóricos. Esse texto evidencia as possibilidades apresentadas pela Pedagogia Institucional para combater a discriminação racial na escola de que crianças, jovens, adultos e idosos são objetos. Assim, podemos afirmar que a Pedagogia Institucional apresenta-se como possibilidade de mediação para a construção de uma sociedade com justiça social, onde o lugar, o limite, a lei e a linguagem conduzem a um território de equidade e respeito.

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Publicado

2013-07-04

Como Citar

Regina da Silva, T., & Alves Dias, A. (2013). O RACISMO SOB A FORMA DE VIOLÊNCIA SILENCIOSA E AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA INSTITUCIONAL NO SEU ENFRENTAMENTO. Reflexão E Ação, 21(1), 72-92. https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.3232