OS NEGROS, A DIVERSIDADE ETNICORRACIAL E A ESCOLA: O TRATAMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM DOIS LIVROS DE HISTÓRIA DO BRASIL DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

Autores

  • Cristina Carla Sacramento
  • Laerthe de Moraes Abreu Jr.

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.3285

Palavras-chave:

Os Negros no Brasil, Diversidade Etnicorracial, Prática Pedagógica, Políticas Afirmativas

Resumo

Este trabalho pretende analisar numa perspectiva histórica as relações estabelecidas entre a diversidade etnicorracial brasileira e o tratamento didático-pedagógico da História e Cultura Afro-Brasileira em dois livros de História do Brasil da primeira metade do século XX, partindo do pressuposto de que esses materiais pedagógicos também exerceram no período pesquisado a função de transmitir valores e condutas desejáveis àquela sociedade. Ademais, tornou-se importante destacar as denúncias do movimento negro em relação à ausência de discussões nas instituições escolares sobre a temática afro-brasileira e a reprodução de preconceitos que contribuiriam para alienar os negros e ao mesmo tempo restringir seu acesso a bens materiais e culturais. Essa iniciativa culminou na implementação de políticas de ação afirmativa por parte do governo, cuja função é propiciar o reconhecimento e a valorização das diversas etnias que compõem a sociedade brasileira.

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Biografia do Autor

Cristina Carla Sacramento

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Laerthe de Moraes Abreu Jr.

Professor Adjunto do Departamento de Ciências da Educação da Universidade, Federal de São João del-Rei (UFSJ).

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Publicado

2013-04-26

Como Citar

Sacramento, C. C., & Jr., L. de M. A. (2013). OS NEGROS, A DIVERSIDADE ETNICORRACIAL E A ESCOLA: O TRATAMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM DOIS LIVROS DE HISTÓRIA DO BRASIL DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. Reflexão E Ação, 221-243. https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.3285