O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL: HISTÓRIA E INFLUÊNCIA PARA O TRABALHO DOS PEDAGOGOS

Autores

  • Bruna Pereira Alves Fiorin
  • Liliana Soares Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3293

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia, Docência, Pedagogas, Trabalho

Resumo

O trabalho dos pedagogos é influenciado por diversos fatores, dentre eles, pela formação no Curso de Pedagogia. Nesse sentido, buscou-se compreender como o Curso de Pedagogia influenciou o trabalho das pedagogas que participaram do estudo. Para tanto, aplicou-se um questionário e realizou-se um grupo de interlocução com 15 pedagogas que concluíram este curso em uma universidade do estado (RS), de 2005 a 2010. Os dados foram analisados pela Análise de Conteúdo com base nas categorias Trabalho, Curso de Pedagogia e Pedagogas. A pesquisa possibilitou perceber transformações pelas quais o Curso de Pedagogia passou desde sua criação até a atualidade. Por fim, evidenciou-se a influência deste curso na constituição profissional dos pesquisados, discutindo sua importância para o profissional em formação, o Projeto Pedagógico, a teoria/prática e o estágio; destacando que ainda existem pontos a serem problematizados em relação à organização deste curso e ao trabalho que os pedagogos desenvolvem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Pereira Alves Fiorin

Mestre em Educação, Técnica Administrativa em Educação no cargo de Pedagoga – Universidade Federal de Santa Maria.

Liliana Soares Ferreira

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-graduação em Educação – Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Alves Fiorin, B. P., & Ferreira, L. S. (2013). O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL: HISTÓRIA E INFLUÊNCIA PARA O TRABALHO DOS PEDAGOGOS. Reflexão E Ação, 21(2), 44-65. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3293