O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL: HISTÓRIA E INFLUÊNCIA PARA O TRABALHO DOS PEDAGOGOS
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3293Palavras-chave:
Curso de Pedagogia, Docência, Pedagogas, TrabalhoResumo
O trabalho dos pedagogos é influenciado por diversos fatores, dentre eles, pela formação no Curso de Pedagogia. Nesse sentido, buscou-se compreender como o Curso de Pedagogia influenciou o trabalho das pedagogas que participaram do estudo. Para tanto, aplicou-se um questionário e realizou-se um grupo de interlocução com 15 pedagogas que concluíram este curso em uma universidade do estado (RS), de 2005 a 2010. Os dados foram analisados pela Análise de Conteúdo com base nas categorias Trabalho, Curso de Pedagogia e Pedagogas. A pesquisa possibilitou perceber transformações pelas quais o Curso de Pedagogia passou desde sua criação até a atualidade. Por fim, evidenciou-se a influência deste curso na constituição profissional dos pesquisados, discutindo sua importância para o profissional em formação, o Projeto Pedagógico, a teoria/prática e o estágio; destacando que ainda existem pontos a serem problematizados em relação à organização deste curso e ao trabalho que os pedagogos desenvolvem.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.