DOCÊNCIA INDÍGENA NO EXTREMO OESTE BRASILEIRO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO EM ANDAMENTO

Autores

  • José Alessandro Cândido da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.3301

Palavras-chave:

Educação, Educação Indígena, Acre, Licenciatura Indígena

Resumo

Neste artigo apresento parte de uma pesquisa que tem como eixo principal a análise do processo de criação do Curso Superior de Formação Docente para Indígenas no Estado do Acre, uma das experiências que se agrega a outras no Brasil e na América Latina, diante da recente inserção dos povos indígenas na escola formal. A discussão é feita a partir das tensões entre organismos oficiais, movimentos e organizações não-governamentais. O texto tem como objeto o processo de institucionalização da educação escolar indígena no Estado do Acre, que culminou numa provocação ao anseio de formação continuada pelos professores indígenas, os quais passaram a reivindicar formação em nível superior em curso especifico. Uma rápida referência aos resultados alcançados nos permite visualizar a urgente necessidade de reflexões e ações que precisam ser empreendidas sobre a tarefa que os povos indígenas e toda a sociedade têm diante de si como grande desafio, não de integrar, mas de conviver com a possibilidade das diferenças em todos os setores da sociedade, inclusive no espaço acadêmico.

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Biografia do Autor

José Alessandro Cândido da Silva

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professor da Universidade Federal do Acre – UFAC/Campus Floresta, Curso de Formação Docente para Indígenas.

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Publicado

2013-04-26

Como Citar

Cândido da Silva, J. A. (2013). DOCÊNCIA INDÍGENA NO EXTREMO OESTE BRASILEIRO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO EM ANDAMENTO. Reflexão E Ação, 76-103. https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.3301