DOCÊNCIA INDÍGENA NO EXTREMO OESTE BRASILEIRO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO EM ANDAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.3301Palavras-chave:
Educação, Educação Indígena, Acre, Licenciatura IndígenaResumo
Neste artigo apresento parte de uma pesquisa que tem como eixo principal a análise do processo de criação do Curso Superior de Formação Docente para Indígenas no Estado do Acre, uma das experiências que se agrega a outras no Brasil e na América Latina, diante da recente inserção dos povos indígenas na escola formal. A discussão é feita a partir das tensões entre organismos oficiais, movimentos e organizações não-governamentais. O texto tem como objeto o processo de institucionalização da educação escolar indígena no Estado do Acre, que culminou numa provocação ao anseio de formação continuada pelos professores indígenas, os quais passaram a reivindicar formação em nível superior em curso especifico. Uma rápida referência aos resultados alcançados nos permite visualizar a urgente necessidade de reflexões e ações que precisam ser empreendidas sobre a tarefa que os povos indígenas e toda a sociedade têm diante de si como grande desafio, não de integrar, mas de conviver com a possibilidade das diferenças em todos os setores da sociedade, inclusive no espaço acadêmico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.