POSIÇÃO DE FRONTEIRA E PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INDÍGENA

Autores

  • Luci dos Santos Bernardi
  • Ademir Donizeti Caldeira
  • Claudia Glavam Duarte

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.3305

Palavras-chave:

Condição de Fronteira, Educação Matemática, Indígenas

Resumo

O presente trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que teve como objetivo acompanhar um processo de formação continuada de um grupo de professores indígenas Kaingang que ensinam matemática, na Terra Indígena Xapecó, em Ipuaçu, SC. Tal pesquisa buscou promover uma reflexão sobre os desafios da Educação Escolar Indígena na construção de um processo educativo na Educação Matemática, mais especificamente que, na construção desse processo educativo, contemplasse a matemática tradicional e a matemática escolar. Examinamos, a questão da posição de fronteira do estudante/professor indígena, tratando das diversidades e conflitos culturais, background e foreground, e da construção de significados da matemática na educação matemática indígena. Para isso, buscamos aporte teórico na Educação Matemática Crítica na Etnomatemática. A pesquisa nos mostrou que um dos caminhos para minimizar o enfrentamento dos desafios seria suavizar as fronteiras entre indígenas e não indígenas e reforçar os marcadores identitários, compreendendo uma nova lógica para a elaboração de significados dos elementos de sua cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luci dos Santos Bernardi

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó/Unochapecó. Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC.

Ademir Donizeti Caldeira

Professor do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos/UFSCAR. Doutor em Educação pela Unicamp.

Claudia Glavam Duarte

Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Doutora em Educação pela Unisinos.

Downloads

Publicado

2013-04-26

Como Citar

Bernardi, L. dos S., Caldeira, A. D., & Duarte, C. G. (2013). POSIÇÃO DE FRONTEIRA E PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INDÍGENA. Reflexão E Ação, 172-190. https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.3305