REFLETIR SOBRE O ENSINO DA ÉTICA NA GRADUAÇÃO DE ENFERMEIROS, EM PORTUGAL

Autores

  • Ana Reis
  • Clara Costa Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3310

Palavras-chave:

Ensino, Ética, Deontologia, Enfermagem

Resumo

Existem em Portugal alguns estudos sobre o ensino da ética na área dos profissionais de saúde. As teorias a divulgar no curriculum relativo à Ética, Deontologia e Bioética em Enfermagem deverão estar diretamente articuladas com os filósofos, ou outros especialistas, nos quais se inspiraram. Sendo uma das principais finalidades do ensino, em Enfermagem, a preparação dos estudantes para um mundo marcado por complexos dilemas éticos, suscitados pela atividade científica e tecnológica, propomos, por um lado, um ensino em ética que siga as orientações preconizadas no documento Recomendações Relativas ao Ensino da Ética e Deontologia no Curso de Enfermagem (editado pela Ordem dos Enfermeiros) e, por outro lado, o desenvolvimento da ética associado à moral, de modo a proporcionar um equilíbrio entre princípios éticos e as regras institucionais, remetendo diretamente para a deontologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Reis

Professora coordenadora convidado. CESPU-ESSVA.

Clara Costa Oliveira

Prof. associada com agregação; coordenadora de projeto 'Sofrimento, educação e saúde' do CEHUM, Portugal. Instituto de Educação; Campus de Gualtar; Universidade do Minho.

Downloads

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Reis, A., & Oliveira, C. C. (2013). REFLETIR SOBRE O ENSINO DA ÉTICA NA GRADUAÇÃO DE ENFERMEIROS, EM PORTUGAL. Reflexão E Ação, 21(2), 221-241. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3310