BULLYING ENTRE ESCOLARES: UM ESTUDO DESCRITIVO NA CIDADE DE CRUZ ALTA/RS

Autores

  • Karine Bueno do Nascimento
  • Marilia de Rosso Krug
  • Fátima Terezinha Lopes da Costa
  • Bianca Bueno do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.3418

Palavras-chave:

Educação, Estudantes, Violência

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a prevalência de vítimas de bullying, suas características comportamentais e os sentimentos associados de estudantes de escolas públicas. Isto por que, o tema tem chamado à atenção de docentes em todo o país, sendo este trabalho uma forma de contextualizar o cotidiano dos alunos sobre este aspecto, analisando os resultados obtidos com outros estudos na área que utilizaram a mesma metodologia. Para isto, utilizou-se o questionário da instituição inglesa Kidscape, tendo como entrevistados 459 alunos de ambos os sexos, matriculados de 5ª a 8ª série, em três escolas públicas estaduais da cidade de Cruz Alta–RS. Através dos dados obtidos, pode-se constatar que o bullying está presente nas escolas do município, tendo como reflexo alunos desmotivados para frequentar o ambiente escolar em virtude das agressões sofridas diariamente, dentre de muitos outros aspectos discutidos no estudo. Diante disto, torna-se necessário um engajamento da comunidade escolar e por parte do Estado políticas públicas voltadas para o tema em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Bueno do Nascimento

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria/RS.

Marilia de Rosso Krug

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria/RS. Docente da Universidade de Cruz Alta

Fátima Terezinha Lopes da Costa

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria/RS. Docente da Universidade de Cruz Alta. Cruz Alta/RS.

Bianca Bueno do Nascimento

Graduanda em Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Cruz Alta. Cruz Alta/RS.

Downloads

Publicado

2013-07-04

Como Citar

Nascimento, K. B. do, de Rosso Krug, M., Lopes da Costa, F. T., & Bueno do Nascimento, B. (2013). BULLYING ENTRE ESCOLARES: UM ESTUDO DESCRITIVO NA CIDADE DE CRUZ ALTA/RS. Reflexão E Ação, 21(1), 196-218. https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.3418