AS RELAÇÕES ENTRE UMA JOVEM PROFESSORA UNIVERSITÁRIA INICIANTE NA CARREIRA DOCENTE E SEUS ALUNOS DE GRADUAÇÃO

Autores

  • Nadiane Feldkercher

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3737

Palavras-chave:

Professor Iniciante, Relação Professor-Alunos, Aula Universitária

Resumo

O foco deste trabalho está nas relações estabelecidas em aula entre uma jovem professora universitária iniciante na carreira e seus alunos de graduação. Considerando que a sala de aula é um lugar de excelência da relação professor-alunos, a partir dela e dos sujeitos que a compõem, buscamos perceber e analisar as formas e modos dessas relações estabelecidas especificamente por uma professora iniciante, de idade próxima a de seus alunos e que recentemente estava na condição de estudante. Os dados discutidos foram coletados através de observações de aulas, de questionários aplicados a uma turma de graduação e de uma entrevista com a jovem professora universitária iniciante na carreira. Os fundamentos teóricos que permitiram a interlocução com os dados estão pautados em Libâneo (1993), Morales (2011), Feixas (2002), Mayor Ruiz (2009), Bozu (2009) e Marcelo Garcia (2009). Dentre os resultados apontamos: ser jovem é um desafio para a atuação docente da professora; a proximidade de idade entre professora e alunos afeta as relações estabelecidas entre eles; a jovem professora, muitas vezes, remete-se às suas vivências estudantis, o que pode fazer com que a relação professor-alunos seja mais próxima e acolhedora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadiane Feldkercher

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre em Educação, Pedagoga. Atualmente bolsista CAPES/PDSE na Universidad de Sevilla-España.

Downloads

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Feldkercher, N. (2013). AS RELAÇÕES ENTRE UMA JOVEM PROFESSORA UNIVERSITÁRIA INICIANTE NA CARREIRA DOCENTE E SEUS ALUNOS DE GRADUAÇÃO. Reflexão E Ação, 21(2), 128-148. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3737