AS RELAÇÕES ENTRE UMA JOVEM PROFESSORA UNIVERSITÁRIA INICIANTE NA CARREIRA DOCENTE E SEUS ALUNOS DE GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3737Palavras-chave:
Professor Iniciante, Relação Professor-Alunos, Aula UniversitáriaResumo
O foco deste trabalho está nas relações estabelecidas em aula entre uma jovem professora universitária iniciante na carreira e seus alunos de graduação. Considerando que a sala de aula é um lugar de excelência da relação professor-alunos, a partir dela e dos sujeitos que a compõem, buscamos perceber e analisar as formas e modos dessas relações estabelecidas especificamente por uma professora iniciante, de idade próxima a de seus alunos e que recentemente estava na condição de estudante. Os dados discutidos foram coletados através de observações de aulas, de questionários aplicados a uma turma de graduação e de uma entrevista com a jovem professora universitária iniciante na carreira. Os fundamentos teóricos que permitiram a interlocução com os dados estão pautados em Libâneo (1993), Morales (2011), Feixas (2002), Mayor Ruiz (2009), Bozu (2009) e Marcelo Garcia (2009). Dentre os resultados apontamos: ser jovem é um desafio para a atuação docente da professora; a proximidade de idade entre professora e alunos afeta as relações estabelecidas entre eles; a jovem professora, muitas vezes, remete-se às suas vivências estudantis, o que pode fazer com que a relação professor-alunos seja mais próxima e acolhedora.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.