O USO DA VIDEOCONFERÊNCIA NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Paulo Sérgio Garcia Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • Vilmar Malacarne Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Brasil.
  • Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto Docente da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3811

Palavras-chave:

Videoconferência, Formação de Professores, Novas tecnologias

Resumo

Este estudo investigou os objetivos de professores da educação básica na utilização da videoconferência (VC) no ensino, as formas de uso, as vantagens e as dificuldades enfrentadas no contexto da escola pública. Analisaram-se também sua contribuição para a formação de professores e as competências requeridas para o uso. Utilizaram-se entrevistas com 17 professores que utilizavam a VC. Os dados, analisados qualitativamente, revelaram que os professores tinham objetivos relacionados à ampliação dos conteúdos, ao estudo de outras realidades, à criação de novas práticas pedagógicas, ao incentivo dos estudantes na tomada de decisões e à motivação de alunos. As formas de uso estavam associadas às aulas expositivas e palestras feitas por especialistas. As principais dificuldades relatadas foram a falta de apoio e de tempo para o planejamento das atividades e a falta de suporte técnico. Sua contribuição na formação docente residiu na atualização de conhecimentos e no aprendizado das novas tecnologias. Domínio das tecnologias, do espaço físico e da dinâmica do trabalho estão entre as competências requeridas. Os resultados ampliam os debates sobre as práticas pedagógicas e a gestão de sala de aula, tanto na formação inicial como contínua.

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Biografia do Autor

Paulo Sérgio Garcia, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Doutor em Educação. Pós doutorando da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Vilmar Malacarne, Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Brasil.

Doutor em Educação. Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto, Docente da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS – Brasil.

Doutor em educação; Professor da Universidade Federal de Santa Maria (CE/UFSM).

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Publicado

2013-12-26

Como Citar

Garcia, P. S., Malacarne, V., & Tolentino Neto, L. C. B. de. (2013). O USO DA VIDEOCONFERÊNCIA NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Reflexão E Ação, 21(2), 10-33. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3811