TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC), AUTORIA COLABORATIVA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Dóris Maria Luzzardi Fiss Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Israel da Silva Aquino Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3813

Palavras-chave:

Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Produção de Conhecimento, PBWorks

Resumo

Esta pesquisa, desenvolvida no período de 2009 a 2012 junto a licenciandos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, analisa o papel dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem como ferramentas de interação e seus efeitos nos processos de produção de conhecimento do público discente desde uma perspectiva de autoria colaborativa. Procura identificar o seu potencial como ferramentas de currículo, de aprendizagem e afetivas que possibilitem a construção de relações pedagógicas qualitativamente diferenciadas. Buscou-se concretizar tais objetivos através da análise de dados gerados por meio de questionários, contemplando o uso de recursos digitais na trajetória acadêmica de licenciandos. Trabalhamos com 28 relatos, confrontando esses dados à matriz teórica em que figuram Cesar Coll, Luciana de Souza Gracioso, Gustavo S. Saldanha e José Armando Valente. Evidenciou-se que a utilização de ferramentas como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem possibilita a criação de dinâmicas de aprendizagem outras e novas formas de interação entre os participantes, modificando parcialmente seus processos de aprendizado a partir das possibilidades oferecidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dóris Maria Luzzardi Fiss, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta III no Departamento de Ensino e Currículo (DEC) da Faculdade de Educação (FACED) da UFRGS. Áreas de ensino e de pesquisa: Didática; Tecnologias de Informação e Comunicação; Estudos da Linguagem; Análise de Discurso.

Israel da Silva Aquino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Assessor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da mesma Universidade.

Downloads

Publicado

2013-12-26

Como Citar

Luzzardi Fiss, D. M., & da Silva Aquino, I. (2013). TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC), AUTORIA COLABORATIVA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR. Reflexão E Ação, 21(2), 199-226. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3813