ENSINO-APRENDIZAGEM MEDIADO POR TECNOLOGIAS EM REDE: COMPLEXIDADE DA PERFORMANCE DOCENTE

Autores

  • Elena Maria Mallmann Universidade Federal de Santa Maria
  • Anna Helena Silveira Sonego Universidade Federal de Santa Maria
  • Juliana Sales Jacques Universidade Federal de Santa Maria
  • Iris Cristina Datsch Toebe Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabiane da Rosa Domingues Universidade Federal de Santa Maria
  • Mara Denize Mazzardo Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3853

Palavras-chave:

Tecnologias Educacionais em Rede, Interação, Interatividade, Fluência Tecnológico-Pedagógica

Resumo

O objetivo é analisar a performance docente como processo complexo no ensino superior mediado por tecnologias educacionais em rede. Elegemos o diálogo-problematizador de Paulo Freire e as redes de mediadores de Bruno Latour como postulados de fundamentação teórica. Os procedimentos metodológicos são exploratório-explicativos baseados em questionário tipo survey customizado para pesquisa-ação mediada por tecnologias em rede. A análise por triangulação de fontes de dados evidencia, como resultado, que a performance docente prescinde de fluência tecnológico-pedagógica, para o desenvolvimento de interatividade e interação em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem. O destaque conclusivo indica necessidade de investimentos na capacitação continuada de professores para consolidação da integração das tecnologias educacionais em rede e convergência entre modalidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elena Maria Mallmann, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta, Departamento de Administração Escolar, Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Maria

Anna Helena Silveira Sonego, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Educação na Universidade Federal de Santa Maria, Professor-pesquisador I

Juliana Sales Jacques, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Educação na Universidade Federal de Santa Maria, Professor-pesquisador I

Iris Cristina Datsch Toebe, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do Curso de Pedagogia Licenciatura Plena na Universidade Federal de Santa Maria.

Fabiane da Rosa Domingues, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do Curso de Pedagogia Licenciatura Plena na Universidade Federal de Santa Maria.

Mara Denize Mazzardo, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação, SEDUC/8CRE/DP/NTE

Downloads

Publicado

2013-12-26

Como Citar

Mallmann, E. M., Sonego, A. H. S., Jacques, J. S., Toebe, I. C. D., Domingues, F. da R., & Mazzardo, M. D. (2013). ENSINO-APRENDIZAGEM MEDIADO POR TECNOLOGIAS EM REDE: COMPLEXIDADE DA PERFORMANCE DOCENTE. Reflexão E Ação, 21(2), 309-334. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3853