ENSINO-APRENDIZAGEM MEDIADO POR TECNOLOGIAS EM REDE: COMPLEXIDADE DA PERFORMANCE DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3853Palavras-chave:
Tecnologias Educacionais em Rede, Interação, Interatividade, Fluência Tecnológico-PedagógicaResumo
O objetivo é analisar a performance docente como processo complexo no ensino superior mediado por tecnologias educacionais em rede. Elegemos o diálogo-problematizador de Paulo Freire e as redes de mediadores de Bruno Latour como postulados de fundamentação teórica. Os procedimentos metodológicos são exploratório-explicativos baseados em questionário tipo survey customizado para pesquisa-ação mediada por tecnologias em rede. A análise por triangulação de fontes de dados evidencia, como resultado, que a performance docente prescinde de fluência tecnológico-pedagógica, para o desenvolvimento de interatividade e interação em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem. O destaque conclusivo indica necessidade de investimentos na capacitação continuada de professores para consolidação da integração das tecnologias educacionais em rede e convergência entre modalidades.Downloads
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