TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: DESENVOLVIMENTO DE ANIMAÇÕES NO CONTEXTO DE ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE CARUARU-PE

Autores

  • Anna Rita Sartore UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Emanuelle de Souza Barbosa
  • Pedro Henrique Gomes dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3871

Palavras-chave:

TIC, Educando com Animação, Formação Docente

Resumo

O descompasso vivenciado entre as escolas e as demandas sociais tem colocado em pauta temas candentes que sugerem a necessidade de se pensar uma nova configuração para as escolas, sustentada por novas posturas e práticas mais afinadas com a contemporaneidade. Já que o desenvolvimento tecnológico em marcha possibilita uma excessiva quantidade de inovações e imprime mudanças significativas no papel e lugar do professor e da escola, se altera toda uma lógica do sistema educacional visto que tais tecnologias reorganizam as formas de apreensão e acesso ao conhecimento. O presente artigo socializa uma experiência de formação continuada de docentes da rede Municipal de Caruaru, agreste pernambucano, no que concerne à incorporação das tecnologias digitais na sala de aula. Como embasamento teórico utilizou-se as abordagens de Freitas (2009); Giroux (1997); Kenski (2007), entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Rita Sartore, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutora e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).Licenciada em em Ciências Físicas e Biológicas e em Pedagogia, tem especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Atualmente é professor do Núcleo de Formação Docente e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Tutora do Programa de Educação Tutorial, PET/MEC/SESu/DIFES. Pesquisa temas em Educação, com ênfase para Formação de Professores, Tecnologias e Ciências e Relações entre Psicanálise e Educação

Emanuelle de Souza Barbosa

Graduanda em pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e bolsista do Programa de Educação Tutorial – Infoinclusão, demanda da cultura direito de todos PET/MEC/SESu.

Pedro Henrique Gomes dos Santos

Graduação em Designe pela Universidade federal de Pernambuco (UFPE) membro egresso do PET Infoinclusão

Downloads

Publicado

2013-12-26

Como Citar

Sartore, A. R., de Souza Barbosa, E., & Gomes dos Santos, P. H. (2013). TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: DESENVOLVIMENTO DE ANIMAÇÕES NO CONTEXTO DE ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE CARUARU-PE. Reflexão E Ação, 21(2), 290-308. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3871