O MOVIMENTO DA AUTO-ORGANIZAÇÃO E SEUS CONTRIBUTOS PARA A EDUCAÇÃO

Autores

  • Clara Costa Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3977

Palavras-chave:

Movimento da Auto-Organização, Autopoiesis, Desejo Mimético, Aprendizagem, Educação

Resumo

O artigo começa por contextualizar historica e epistemologicamente o surgimento do movimento da auto-organização (MAO), avançando depois para a sua caraterização como movimento epistemológico diferenciado de outras correntes suas contemporâneas. nesse sentido, se enunciam e explicam brevemente as oito caraterísticas dentro do MAO para teorias que nele se integrem. De seguida, expõe-se brevemente as duas teorias do MAO que provavelmente mais influentes foram no mundo científico contemporâneo: a teoria da autopoiesis e a teoria do desejo mimético. Ao longo da sua descrição, serão feitas ligações entre ambas, e entre elas e outros autores e teorias do MAO, nomeadamente com seus percursores, como Bateson e Morin. Por fim, concluiu-se com o contributo pessoal da autora para a compreensão da aprendizagem e da educação, tendo por base a epistemologia e várias teorias do MAO. Também se apresenta um resumo do pensamento de outros autores do MAO sobre aprendizagem e educação.

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Biografia do Autor

Clara Costa Oliveira

Professora Associada com agregação

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Publicado

2013-12-26

Como Citar

Oliveira, C. C. (2013). O MOVIMENTO DA AUTO-ORGANIZAÇÃO E SEUS CONTRIBUTOS PARA A EDUCAÇÃO. Reflexão E Ação, 21(2), 335-350. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3977