O MOVIMENTO DA AUTO-ORGANIZAÇÃO E SEUS CONTRIBUTOS PARA A EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3977Palavras-chave:
Movimento da Auto-Organização, Autopoiesis, Desejo Mimético, Aprendizagem, EducaçãoResumo
O artigo começa por contextualizar historica e epistemologicamente o surgimento do movimento da auto-organização (MAO), avançando depois para a sua caraterização como movimento epistemológico diferenciado de outras correntes suas contemporâneas. nesse sentido, se enunciam e explicam brevemente as oito caraterísticas dentro do MAO para teorias que nele se integrem. De seguida, expõe-se brevemente as duas teorias do MAO que provavelmente mais influentes foram no mundo científico contemporâneo: a teoria da autopoiesis e a teoria do desejo mimético. Ao longo da sua descrição, serão feitas ligações entre ambas, e entre elas e outros autores e teorias do MAO, nomeadamente com seus percursores, como Bateson e Morin. Por fim, concluiu-se com o contributo pessoal da autora para a compreensão da aprendizagem e da educação, tendo por base a epistemologia e várias teorias do MAO. Também se apresenta um resumo do pensamento de outros autores do MAO sobre aprendizagem e educação.Downloads
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