EDUCAÇÃO ESPECIAL: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE QUATRO CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.4609Palavras-chave:
Educação Especial, Formação Inicial, Políticas PúblicasResumo
O presente artigo tem por objetivo a análise comparativa dos cursos de formação inicial de licenciatura em Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM – Rio Grande do Sul), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar – São Paulo) e da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó – Santa Catarina). Este estudo possui uma abordagem qualitativa, de cunho documental. Para análise utilizou-se as matrizes curriculares das disciplinas dos quatro cursos, como também, a comparação de seus objetivos, espaços de atuação e público alvo. Constatou-se que os cursos possuem alguns itens que divergem com o que prevê a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. A partir desta análise, percebe-se a necessidade de haver uma reflexão frente a organização curricular dos cursos, a fim de apreciar as questões práticas solicitadas pelas redes municipais e estaduais, visando qualificar a atuação dos profissionais que vão disputar o mercado de trabalho na área.Downloads
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