EDUCAÇÃO ESPECIAL: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE QUATRO CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL

Autores

  • Valquirea Martins Monteblanco
  • Fabiane dos Santos Ramos
  • Maria Inês Naujorks UFSM - Universidade Federal de Santa Maria/RS/ PPGE - LP3

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.4609

Palavras-chave:

Educação Especial, Formação Inicial, Políticas Públicas

Resumo

O presente artigo tem por objetivo a análise comparativa dos cursos de formação inicial de licenciatura em Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM – Rio Grande do Sul), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar – São Paulo) e da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó – Santa Catarina). Este estudo possui uma abordagem qualitativa, de cunho documental. Para análise utilizou-se as matrizes curriculares das disciplinas dos quatro cursos, como também, a comparação de seus objetivos, espaços de atuação e público alvo. Constatou-se que os cursos possuem alguns itens que divergem com o que prevê a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. A partir desta análise, percebe-se a necessidade de haver uma reflexão frente a organização curricular dos cursos, a fim de apreciar as questões práticas solicitadas pelas redes municipais e estaduais, visando qualificar a atuação dos profissionais que vão disputar o mercado de trabalho na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valquirea Martins Monteblanco

Psicopedagoga, Especialista em Atendimento Educacional Especializado, Mestre em Educação, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS. Endereço: General Neto 1231/ 502 – Bairro Nossa Senhora de Lourdes, Santa Maria RS/Brasil. Endereço eletrônico: valquireamonteblanco@gmail.com

Fabiane dos Santos Ramos

Especialista em Educação Inclusiva, Mestre em Educação, Doutoranda em Educação, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS. Endereço: Duque de Caxias, nº 1857/ 301 Bairro – Centro, Santa Maria/RS - Brasil. Endereço eletrônico: fabi.sramos@hotmail.com

Downloads

Publicado

2016-07-19

Como Citar

Monteblanco, V. M., Ramos, F. dos S., & Naujorks, M. I. (2016). EDUCAÇÃO ESPECIAL: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE QUATRO CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL. Reflexão E Ação, 24(2), 215-238. https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.4609

Edição

Seção

Artigos