DESENVOLVIMENTO HUMANO, COGNIÇÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES SOB O ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Solange Maria Alves

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.4617

Palavras-chave:

Desenvolvimento Humano, Cognição, Educação Escolar, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

O texto em tela é fruto de estudos, reflexões e diálogos realizados com estudantes de graduação e pós-graduação no âmbito do ensino e da pesquisa por mim coordenada, alocada no grupo de pesquisa: Desenvolvimento Humano, Cultura e Educação, nas linhas: Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem e Produção Imaginária e Educação Criadora. Ao longo de alguns anos, a tarefa de coordenar processos pedagógicos de ensino e pesquisa, possibilitaram a construção da síntese (sempre provisória), aqui apresentada. Tendo como alicerce a teoria histórico-cultural de Vigotski e colaboradores, o texto reflete sobre o desenvolvimento humano, cognição e educação escolar, perseguindo a tese de que a cognição é desenvolvimento humano. Para isso, busca, nos fundamentos teóricos da concepção histórico-cultural, os elementos chaves que explicam o processo através do qual o biológico transforma-se em sócio-histórico, demora-se de modo mais cuidadoso na explicitação do que Vigotski traduz como planos ou domínios genéticos de desenvolvimento humano, amplia a reflexão articulando as categorias: trabalho e linguagem..

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Maria Alves

Doutora em Educação pela USP, Professora do curso de Pedagogia e do PPGE – Mestrado em Educação da UFFS _ Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Chapecó (SC). Endereço: Rua Benvenuto Etore Dall Bello,95; bairro Paraiso; Chapecó (SC); Brasil - CEP:89806-264. Endereço Eletrônico: solange.alves@uffs.edu.br ou solangesol13@gmail.com

Downloads

Publicado

2016-07-19

Como Citar

Alves, S. M. (2016). DESENVOLVIMENTO HUMANO, COGNIÇÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES SOB O ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL. Reflexão E Ação, 24(2), 197-214. https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.4617

Edição

Seção

Artigos