A MÚSICA EM TEMPOS DE MUDANÇA – REFLEXÃO ACERCA DE SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Marisa Trench de O. Fonterrada

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.4628

Palavras-chave:

Educação Musical, Música na Educação Básica, Pedagogia da Liberdade, Jogos e Brincadeiras Cantadas

Resumo

Neste texto, trata-se da nova condição dos professores dos anos iniciais da educação básica no que se refere à aplicação da Lei no. 11.769/2008, que trata da obrigatoriedade do ensino de música. Para amparar a discussão, é feita uma revisão das grandes transformações ocorridas no mundo, em especial a do século XIX e aquela que vivemos, desde o século XX até os dias atuais. Essas mudanças seguem padrões das chamadas Modernidade e Pós-modernidade e afetam profundamente a maneira de conceber a educação e, especificamente, a educação musical. Dessa discussão, emerge nova postura diante da música, destacando-se seu papel no mundo de hoje, que se afasta da concepção exclusiva dessa arte como lazer e diversão e a vê como responsável pelo desenvolvimento humano e fomentadora da autonomia e liberdade. Sugerem-se, também, maneiras possíveis de tornar a música presente em sala de aula, tanto em jogos e brincadeiras cantadas, quanto como auxiliar de outras disciplinas curriculares. O artigo termina com um convite aos professores, para que acolham a música em suas vidas e decidam compartilhá-la com seus alunos.

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Biografia do Autor

Marisa Trench de O. Fonterrada

Professora Livre-Docente do Instituto de Artes da UNESP. Endereço: São Paulo.

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Publicado

2014-04-03

Como Citar

Trench de O. Fonterrada, M. (2014). A MÚSICA EM TEMPOS DE MUDANÇA – REFLEXÃO ACERCA DE SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO. Reflexão E Ação, 22(1), 18-31. https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.4628