ESTUDO SOBRE A ADOÇÃO DE BLENDED LEARNING NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.4933Palavras-chave:
Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Educação Híbrida, Revisão Bibliográfica, Tecnologia EducacionalResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre a aplicação de metodologia e tecnologias próprias da educação a distância no âmbito da educação básica presencial. Trata-se de uma das etapas de projeto de pesquisa sobre a aplicação da educação bimodal na educação básica realizado no mestrado profissional em educação da Universidade Federal de Lavras. Os mecanismos de busca adotados foram o portal de periódicos da Capes e o Google Acadêmico, abrangendo o período 2009-2014 para os termos Educação Bimodal, Educação Semipresencial em associação a Educação Básica. Observou-se que, no âmbito internacional, existe uma tendência clara de pesquisas nessa área, verificada pela quantidade de artigos sobre esse tema. Entretanto o foco atual está na educação superior (77%) e na educação corporativa (13%). No contexto de educação básica (K-12) as pesquisas representam somente 8% do total. Quanto a realidade brasileira, evidenciou-se não existir uniformidade no uso de termo para indicar a convergência entre a educação presencial e a distância, fato que dificulta a padronização de descritores para busca. Observou-se também equívocos conceituais com utilização, por exemplo, do termo Educação Bimodal para tratar de cursos de educação a distância com encontros presenciais mais frequentes. Quanto às publicações no Brasil, a situação se mostra precária, pois o número é baixo e a maioria trata de formação de professores em cursos semipresenciais e não da educação bimodal. Portanto, considera-se que existe a necessidade de se avançar com as pesquisas nesta área.Downloads
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