ESTUDO SOBRE A ADOÇÃO DE BLENDED LEARNING NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Alexandre José de Carvalho Silva
  • Ronei Ximenes Martins

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.4933

Palavras-chave:

Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Educação Híbrida, Revisão Bibliográfica, Tecnologia Educacional

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre a aplicação de metodologia e tecnologias próprias da educação a distância no âmbito da educação básica presencial. Trata-se de uma das etapas de projeto de pesquisa sobre a aplicação da educação bimodal na educação básica realizado no mestrado profissional em educação da Universidade Federal de Lavras. Os mecanismos de busca adotados foram o portal de periódicos da Capes e o Google Acadêmico, abrangendo o período 2009-2014 para os termos Educação Bimodal, Educação Semipresencial em associação a Educação Básica. Observou-se que, no âmbito internacional, existe uma tendência clara de pesquisas nessa área, verificada pela quantidade de artigos sobre esse tema. Entretanto o foco atual está na educação superior (77%) e na educação corporativa (13%). No contexto de educação básica (K-12) as pesquisas representam somente 8% do total. Quanto a realidade brasileira, evidenciou-se não existir uniformidade no uso de termo para indicar a convergência entre a educação presencial e a distância, fato que dificulta a padronização de descritores para busca. Observou-se também equívocos conceituais com utilização, por exemplo, do termo Educação Bimodal para tratar de cursos de educação a distância com encontros presenciais mais frequentes. Quanto às publicações no Brasil, a situação se mostra precária, pois o número é baixo e a maioria trata de formação de professores em cursos semipresenciais e não da educação bimodal. Portanto, considera-se que existe a necessidade de se avançar com as pesquisas nesta área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre José de Carvalho Silva

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Endereço: Centro de Educação a Distância – campus universitário da Universidade Federal de Lavras, CEP. 37200-000, Lavras – MG, Brasil. Telefone: (35)3829-5244. Endereço Eletrônico: alexandresilva@ead.ufla.br

Ronei Ximenes Martins

Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco. Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras. Endereço: Departamento de Educação – campus universitário da Universidade Federal de Lavras. Endereço: C.P. 3037 CEP. 37200-000, Lavras – MG, Telefone: (35)3829-1035. Endereço Eletrônico: rxmartins@ded.ufla.br

Downloads

Publicado

2016-07-19

Como Citar

Silva, A. J. de C., & Martins, R. X. (2016). ESTUDO SOBRE A ADOÇÃO DE BLENDED LEARNING NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Reflexão E Ação, 24(2), 6-23. https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.4933

Edição

Seção

Artigos