O DIA A DIA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS ESCOLAS DO CAMPO: CAMINHOS PARA O PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO CURRICULAR

Autores

  • Josimar de Aparecido Vieira
  • Marilandi Maria Mascarello Vieira

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.5080

Palavras-chave:

Educação do Campo, Formação de Professor, Currículo

Resumo

Este trabalho é parte integrante da dissertação de Mestrado intitulada “Elementos teórico-metodológicos para a reorientação do currículo em escolas do campo” defendida na Universidade de Passo Fundo. Teve como objetivo analisar a dinâmica do processo ensino-aprendizagem presente nas escolas do campo com a finalidade de apontar caminhos possíveis para o desenvolvimento do processo de reconstrução curricular. O estudo se desenvolveu numa abordagem qualitativa, utilizando-se da observação do cotidiano e entrevistas com professoras de uma escola pública localizada na Linha Tigre, município de Xaxim – SC. Buscou-se caracterizar a organização do ensino das escolas do campo, como se dá a relação pedagógica entre professor e aluno e como se caracterizam os conteúdos curriculares. Os resultados indicam que a sala de aula (e a escola) exigem novas posturas dos professores que se mantém preocupados com conteúdos dos livros didáticos num ritual pedagógico descontextualizado e distante das experiências práticas dos estudantes. Para reconstruir esta dinâmica serão necessários esforços para a introdução na escola de uma espécie de “pedagogia da sensibilização”.

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Biografia do Autor

Josimar de Aparecido Vieira

Professor e Diretor de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS – Câmpus Sertão. Doutor em Educação pela PUCRS.

Marilandi Maria Mascarello Vieira

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS – Câmpus Sertão. Doutoranda em Educação pela UNIJUÍ

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Publicado

2014-12-19

Como Citar

Vieira, J. de A., & Mascarello Vieira, M. M. (2014). O DIA A DIA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS ESCOLAS DO CAMPO: CAMINHOS PARA O PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO CURRICULAR. Reflexão E Ação, 22(2), 278-298. https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.5080