EDUCAÇÃO DO CAMPO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSÍVEIS ENTRELAÇAMENTOS

Autores

  • Claudia Glavam Duarte
  • Juliano Espezim Faria

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i1.5098

Palavras-chave:

Etnomatemática, Educação do Campo, Pedagogia da Alternância

Resumo

Este artigo busca refletir sobre as condições favoráveis que são oferecidas pela Educação do Campo para experiências Etnomatemáticas. Os princípios que sustentam tal educação aliados a sua forma de organização dos tempos e espaços – Pedagogia da Alternância – constituem-se em um terreno bastante favorável para a investigação de diferentes racionalidades matemáticas. É na perspectiva desta discussão que este artigo pretende inserir-se ao pontuar duas pesquisas realizadas por discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina. A primeira busca dar visibilidade aos saberes matemáticos protagonizados por pescadores de Ibiraquera, região de Imbituba/SC, e o segundo apresenta a racionalidade matemática de uma tecelã quilombola pertencente a Invernada dos Negros, comunidade localizada em Campos Novos/SC.

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Biografia do Autor

Claudia Glavam Duarte

Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutora em Educação, Coordenadora do GEEMCo – Grupo de Estudos em Educação Matemática e Contemporaneidade. Endereço: Rodovia RS 030 (Km 92) nº 11700 - Distrito de Emboaba - Tramandaí/RS - Brasil, CEP: 95590000. E-mail: claudiaglavam@hotmail.com.

Juliano Espezim Faria

Professor assistente da Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Educação, Professor integrante do GEEMCo – Grupo de Estudos em Educação Matemática e Contemporaneidade. Endereço: Campus Universitário, Rua Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, 240 Carvoeira, Florianópolis/SC - Brasil, CEP: 88040600 E-mail: julianespezim@hotmail.com

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Publicado

2017-01-02

Como Citar

Duarte, C. G., & Faria, J. E. (2017). EDUCAÇÃO DO CAMPO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSÍVEIS ENTRELAÇAMENTOS. Reflexão E Ação, 25(1), 80-98. https://doi.org/10.17058/rea.v25i1.5098

Edição

Seção

Artigos