EDUCAÇÃO DO CAMPO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSÍVEIS ENTRELAÇAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v25i1.5098Palavras-chave:
Etnomatemática, Educação do Campo, Pedagogia da AlternânciaResumo
Este artigo busca refletir sobre as condições favoráveis que são oferecidas pela Educação do Campo para experiências Etnomatemáticas. Os princípios que sustentam tal educação aliados a sua forma de organização dos tempos e espaços – Pedagogia da Alternância – constituem-se em um terreno bastante favorável para a investigação de diferentes racionalidades matemáticas. É na perspectiva desta discussão que este artigo pretende inserir-se ao pontuar duas pesquisas realizadas por discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina. A primeira busca dar visibilidade aos saberes matemáticos protagonizados por pescadores de Ibiraquera, região de Imbituba/SC, e o segundo apresenta a racionalidade matemática de uma tecelã quilombola pertencente a Invernada dos Negros, comunidade localizada em Campos Novos/SC.Downloads
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