INTERFACES ENTRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Marcos Vinicius Francisco
  • Erika Porceli Alaniz

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.5103

Palavras-chave:

Educação do Campo, Formação de Professores, Educação Física, Revisão da Literatura

Resumo

Por meio da revisão de literatura, buscou-se compreender como a proposição e prática da Educação do campo ensejada pelos movimentos sociais camponeses têm impactado a produção teórica na área da formação de professores de Educação Física. Buscou-se discutir se a formação de professores para atuar nessa área tem considerado a especificidade que requer o trabalho educativo no campo. Para tanto procedeu-se pelo levantamento de artigos científicos, produzidos no período entre 2004-2014 nas bases de dados do Scielo e do Lilacs. Os resultados encontrados apontam uma produção incipiente sobre o tema, sobretudo diante dos modelos de formação de professores da área de Educação Física, os quais estão atrelados cada vez mais à lógica do mercado e a uma concepção biologicista de homem. Há um excesso de lacunas que necessitam ser preenchidas na formação em Educação Física, a fim de que os futuros professores consigam perceber o seu papel no trato com as manifestações da cultura corporal na Educação do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius Francisco

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente-SP. Atualmente encontra-se vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) realizando um estágio pós-doutoral com financiamento da CAPES.

Erika Porceli Alaniz

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e realiza pós-doutoramento na FFC/UNESP campus de Marília, com financiamento do CNPq.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Francisco, M. V., & Porceli Alaniz, E. (2014). INTERFACES ENTRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Reflexão E Ação, 22(2), 39-67. https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.5103