AS DIMENSÕES EPISTÊMICO-POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM PERSPECTIVA LATINO-AMERICANA
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.5105Palavras-chave:
Educação do Campo, Episteme, Movimentos Sociais, Projeto Político, América LatinaResumo
O novo milênio expressa múltiplas experiências de resistências na América Latina, oriundas da ação política de movimentos sociais indígenas, camponeses e afrodescendentes, que primam por consolidar projetos políticos de caráter emancipatório. No âmbito destes projetos, a educação emerge como uma categoria fundamental, compreendida como espaço de que se derivam outras linguagens que ressignificam o político, o social e o cultural na correlação de forças entre sociedade civil e Estado. O presente escrito objetiva aprofundar esta reflexão com a experiência da Educação do Campo como projeto histórico-político protagonizado pelos movimentos sociais camponeses no Brasil. Para tanto, serão destacadas as dimensões epistêmico-políticas da Educação do Campo e sua articulação com uma leitura histórico-crítica da realidade do campo no Brasil, fundamental na gênese de uma outra episteme e de uma nova cultura política entre os sujeitos do campo. Igualmente, serão demostrados os pontos de inflexão da Educação do Campo no contexto da luta política latino-americana.Downloads
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