AS DIMENSÕES EPISTÊMICO-POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM PERSPECTIVA LATINO-AMERICANA

Autores

  • Lia Pinheiro Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.5105

Palavras-chave:

Educação do Campo, Episteme, Movimentos Sociais, Projeto Político, América Latina

Resumo

O novo milênio expressa múltiplas experiências de resistências na América Latina, oriundas da ação política de movimentos sociais indígenas, camponeses e afrodescendentes, que primam por consolidar projetos políticos de caráter emancipatório. No âmbito destes projetos, a educação emerge como uma categoria fundamental, compreendida como espaço de que se derivam outras linguagens que ressignificam o político, o social e o cultural na correlação de forças entre sociedade civil e Estado. O presente escrito objetiva aprofundar esta reflexão com a experiência da Educação do Campo como projeto histórico-político protagonizado pelos movimentos sociais camponeses no Brasil. Para tanto, serão destacadas as dimensões epistêmico-políticas da Educação do Campo e sua articulação com uma leitura histórico-crítica da realidade do campo no Brasil, fundamental na gênese de uma outra episteme e de uma nova cultura política entre os sujeitos do campo. Igualmente, serão demostrados os pontos de inflexão da Educação do Campo no contexto da luta política latino-americana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lia Pinheiro Barbosa

Doutora em Estudos Latino-Americanos, pela Universidad Nacional Autônoma de México – UNAM. Docente e investigadora da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Investigadora do Programa Alternativas Pedagógicas e Prospectiva Educativa na América Latina (APPeAL), do Grupo de Pesquisa Práxis, Educação e Formação Humana e do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação, Estética e Sociedade. Membro da Red Transnacional Otros Saberes – RETOS.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Barbosa, L. P. (2014). AS DIMENSÕES EPISTÊMICO-POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM PERSPECTIVA LATINO-AMERICANA. Reflexão E Ação, 22(2), 143-169. https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.5105