CONCEPÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DA CIÊNCIA APRESENTADAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS NO ESTADO DE GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.5681Palavras-chave:
História da Ciência, Livro Didático, Formação de Professores, Ensino de CiênciasResumo
A abordagem da História da Ciência (HC) no ensino de ciências e nos Livros Didáticos (LD) vem ganhando espaço nas discussões que envolvem formação de professores, podendo ser um dos caminhos para combater concepções ingênuas sobre a Natureza da Ciência (NdC). O presente trabalho buscou identificar e analisar a presença da HC na coleção de livro didático de Ciências destinados aos anos iniciais do ensino fundamental (1o a 5o ano), de maior aquisição para as escolas públicas estaduais do estado de Goiás. A coleção de LDs usada foi a coleção aprovada no PNLD 2013-2015, Coleção Porta Aberta (2011). Foram analisados a inserção da HC, mediante o uso de categorização para elementos de HC. A análise revelou oito temáticas inseridas na coleção (Corpo Humano; Energia; Evolução; Interação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Universo), onde foram possíveis identificar apenas 17 inserções de HC, de modo superficial e relacionadas a produção do conhecimento. Assim, conclui-se que a inserção da HC nos anos iniciais ainda se dá de forma muito modesta, devendo ser repensada e discutida nos cursos de formação de professores.Downloads
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