EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TRABALHO E PRODUÇÃO DE SABERES
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.5742Palavras-chave:
Educação Profissional, Trabalho-Educação, Saberes Do Trabalho, Ergologia, Dispositivo Dinâmico De 3 PolosResumo
O artigo apresenta o estudo de caso sobre uma pesquisa desenvolvida numa escola técnica pública por dois estudantes trabalhadores, provenientes de uma região da indústria fumageira, no interior do Rio Grande do Sul. O foco é a forma como se deu o diálogo entre os saberes escolares, ou “constituídos” e os saberes experiências dos alunos, ou “engajados”, à luz da Ergologia. Faz-se um ensaio teórico de ver nessa experiência um uso do Dispositivo Dinâmico de Três Polos, ferramenta metodológica por ela proposta. Os conceitos de atividade humana, trabalho, saberes e o Dispositivo Dinâmico de Três Polos (DD3P), na perspectiva da Ergologia, são a sustentação teórica do estudo. Ao visibilizar uma experiência bem sucedida em uma escola pública cujo público são jovens e adultos trabalhadores, e ao explorar as possibilidades de uso de uma ferramenta teórico metodológica que objetiva promover o diálogo entre os saberes acadêmicos e os saberes engajados na atividade de trabalho por aqueles que o executam, acreditamos estar contribuindo com a prática docente e com o campo teórico-metodológico, ainda em construção.Downloads
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