ENTRE PALAVRAS E VIDA: UMA LEITURA SOBRE DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA E NARRATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL INCLUSIVA

Autores

  • Luciane Pandini Simiano
  • Carla Karnoppi Vasques

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.5842

Palavras-chave:

Educação infantil, Inclusão escolar, Documentação Pedagógica, Narrativa

Resumo

O presente texto discute a documentação pedagógica como um percurso narrativo, uma peculiar forma de ler o cotidiano, sustentar o encontro, estar em relação. A partir de uma experiência na educação infantil, o material empírico analisa parte de uma documentação, construída em conjunto com uma criança incluída, seus colegas e familiares. Tal estudo efetivou-se a partir do diálogo entre a filosofia de Walter Benjamin, a psicanálise, o direito à educação e a pedagogia italiana. A escrita de um diário inscreveu a história escolar de Marcello como possibilidade e não como determinação; constituiu o professor como um narrador, atento aos detalhes, aos restos e aos silêncios. Pensar a documentação como narrativa nos lança em uma zona estranha, incerta e fascinante. Um convite a inverter o olhar e pensar uma lógica que vê e narra a pequena criança e sua deficiência não como faltosa ou inábil, mas como força, potência e possibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Pandini Simiano

Pedagoga, especialista em educação infantil. Doutora em Educação pela UFRGS. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina- UNISUL. Endereço: Avenida Jose Acácio Moreira, 787 Bairro Dehon – Caixa Postal 370 – CEP 88704-900 – Tubarão SC, Brasil - Endereço eletrônico: lucianepandini@gmail.com.

Carla Karnoppi Vasques

Psicóloga, formação em psicanálise. Doutora em Educação pela UFRGS. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS. Endereço: Av. Paulo Gama, s/n°, prédio 12.201, 7° andar 90046-900 - Porto Alegre/RS, Brasil. Endereço eletrônico: k.recuero@gmail.com

Downloads

Publicado

2015-12-08

Como Citar

Simiano, L. P., & Vasques, C. K. (2015). ENTRE PALAVRAS E VIDA: UMA LEITURA SOBRE DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA E NARRATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL INCLUSIVA. Reflexão E Ação, 23(3), 281-298. https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.5842