GERAÇÃO DO MORRO: RELATO DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO PSICOEDUCATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Luciana Szymanski
  • Isabel Santana Gervitz
  • Luiza Capucci

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6004

Palavras-chave:

Práticas Psicoeducativas, Formação do Psicólogo, Fenomenologia, Práticas Psicológicas

Resumo

O artigo propõe a análise de uma intervenção psicoeducativa realizada em uma escola pública de São Paulo. A escola pediu implementação de um projeto que desse voz ao coletivo de alunos, sistematizasse suas queixas e aspirações e construísse caminhos de solução para as dificuldades. A proposta dialógica de Paulo Freire e a perspectiva fenomenológica embasaram teoricamente as ações e análises desenvolvidas. Realizaram-se atividades grupais e encontros reflexivos, cuja análise evidenciou que os alunos podiam ser participantes ativos dentro do coletivo da escola. O projeto incluiu o educador, buscando ferramentas que o fortalecia em seu papel, e reverberou-se em outros espaços, como o da família. Após seu término, a escola solicitou sua continuidade, garantindo, na instituição, a presença do psicólogo em formação além da discussão sobre a inserção desse profissional no cotidiano escolar. Em última instância, o projeto contribuiu para uma aproximação entre a Universidade e Comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Szymanski

Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil(2006). Endereço: Rua Monte Alegre 984, Perdizes. São Paulo. 05014-901 - FACHS Endereço eletrônico: lucianaszymanski@gmail.com

Isabel Santana Gervitz

Psicóloga – PUC- SP. Endereço: Rua Monte Alegre 984, Perdizes. São Paulo. 05014-901 - FACHS Endereço eletrônico: belgervitz@hotmail.com

Luiza Capucci

Psicóloga - PUC-SP. Endereço: Rua Monte Alegre 984, Perdizes. São Paulo. 05014-901 - FACHS Endereço eletrônico: lulucapucci@gmail.com

Downloads

Publicado

2016-04-28

Como Citar

Szymanski, L., Gervitz, I. S., & Capucci, L. (2016). GERAÇÃO DO MORRO: RELATO DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO PSICOEDUCATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA. Reflexão E Ação, 24(1), 425-455. https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6004

Edição

Seção

Relatos de Experiências