DA DITADURA À DEMOCRACIA: A INACABADA TRANSIÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Simone Andrea Schwinn
  • João Pedro Schmidt

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.6077

Palavras-chave:

Democracia, Ditadura, Direito à Memória, Justiça de Transição

Resumo

O Brasil, a exemplo de outros países da América latina, passou por um longo período de privação de liberdades e direitos fundamentais, ao tempo da ditadura civil-militar que se estendeu de 1964 a 1985 e deixou um grande número de vítimas: presos políticos, perseguidos, exilados, mortos e desaparecidos. Passadas três décadas do fim do regime, é possível afirmar que as sequelas daqueles tempos sombrios ainda se fazem sentir, tanto na sociedade quanto nas instituições. O presente trabalho aborda as ambiguidades do processo de transição brasileiro, avalia as consequências da política instituída de não memória e traz elementos para a construção de uma memória de reconciliação com o passado de violações a direitos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Andrea Schwinn

Mestra em Direito pelo PPGD da Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC, com Bolsa CNPq. Doutoranda pelo mesmo Programa na linha de pesquisa Diversidade e Políticas Públicas, com Bolsa PROSUP/CAPES. Integrante dos grupos de Pesquisa “Direito, Cidadania e Políticas Públicas”, coordenado pela Profª Pós Dra. Marli M. M. da Costa e “Direitos Humanos”, coordenado pelo Prof. Pós Dr. Clóvis Gorczevski, vinculados ao PPGD da Unisc. Integrante do Grupo de Pesquisa Ciência Penal Contemporânea, coordenado pelo Prof. Dr. Tupinambá Pinto de Azevedo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Integrante da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFRGS. E-mail: ssimoneandrea@gmail.com.

João Pedro Schmidt

Professor do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós Graduação em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC. Doutor em Ciência Política. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas “Comunitarismo e Políticas Públicas”. Email: jpedro@unisc.br.

Downloads

Publicado

2015-10-16

Como Citar

Schwinn, S. A., & Schmidt, J. P. (2015). DA DITADURA À DEMOCRACIA: A INACABADA TRANSIÇÃO BRASILEIRA. Reflexão E Ação, 23(2), 25-53. https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.6077

Edição

Seção

Ditadura(s), educação e memória