LIBRAS E IMPLANTE COCLEAR: CONTRADIÇÃO OU COMPLEMENTARIDADE?
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.6109Palavras-chave:
Implante Coclear, Educação Bilíngue para Surdos, Psicanálise, Subjetividade, Análise de DiscursoResumo
Este artigo tem como objetivo verificar os motivos que levaram alguns pais de surdos a fazerem a opção concomitante pela cirurgia do Implante Coclear e à exposição à Língua Brasileira de Sinais. A metodologia da pesquisa é a abordagem histórico crítica e a análise psicanalítica-hermenêutica de 8 entrevistas com pais e/ou mães de crianças matriculadas em uma escola bilíngue para surdos. Os autores que embasam as análises são Freud e outros da psicanálise, os quais nos ajudam a compreender os motivos subjetivos que direcionam os desejos e decisões dos pais; e, também, Michel Foucault que, com seus estudos, nos ajuda a compreender a emergência de novos sujeitos e discursos de verdade. Nossa conclusão é de que, ao optar por uma abordagem dupla e simultânea das possibilidades, as famílias as consideram complementares e, com isto, estão exercendo seu papel sociocultural como pais. Os resultados apontam para a emergência de um novo sujeito surdo, o implantado bilíngue, que demanda novas possibilidades educacionais.Downloads
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