EDUCAÇÃO: PESQUISA, COMPLEXIDADE E CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v16i2.624Palavras-chave:
Aprendizagem, educação, padrão, observação, holismo.Resumo
Uma das principais consequências do alargamento da compreensão dos fenómenos educativos (que ocorreu no séc. XX) foi a inclusão da vida escolar num processo de aprendizagem permanente e comunitário das pessoas, ao longo das suas vidas. Assim, os fenómenos educativos existem intrinsecamente ligados a todas as vertentes humanas, tratando-se de fenómenos processuais e não estáticos. Investigar em Educação na contemporaneidade não pode pois ignorar a complexidade, sendo cada vez mais necessário saber trabalhar inter e transdisciplinarmente. Tal requer, contudo, um enorme rigor epistemológico de modo a não mutilar teorias e modelos de outrem em função das nossas crenças pessoais. A contemporaneidade exige ainda, para além da pós-modernidade, a capacidade de assumirmos as nossas crenças na investigação que empreendemos, bem como a não omissão do papel observacional das descrições de quaisquer fenómenos de aprendizagem e de educação.Downloads
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