EDUCAÇÃO: PESQUISA, COMPLEXIDADE E CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Clara Costa Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v16i2.624

Palavras-chave:

Aprendizagem, educação, padrão, observação, holismo.

Resumo

Uma das principais consequências do alargamento da compreensão dos fenómenos educativos (que ocorreu no séc. XX) foi a inclusão da vida escolar num processo de aprendizagem permanente e comunitário das pessoas, ao longo das suas vidas. Assim, os fenómenos educativos existem intrinsecamente ligados a todas as vertentes humanas, tratando-se de fenómenos processuais e não estáticos. Investigar em Educação na contemporaneidade não pode pois ignorar a complexidade, sendo cada vez mais necessário saber trabalhar inter e transdisciplinarmente. Tal requer, contudo, um enorme rigor epistemológico de modo a não mutilar teorias e modelos de outrem em função das nossas crenças pessoais. A contemporaneidade exige ainda, para além da pós-modernidade, a capacidade de assumirmos as nossas crenças na investigação que empreendemos, bem como a não omissão do papel observacional das descrições de quaisquer fenómenos de aprendizagem e de educação.

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Publicado

2009-03-04

Como Citar

Oliveira, C. C. (2009). EDUCAÇÃO: PESQUISA, COMPLEXIDADE E CONTEMPORANEIDADE. Reflexão E Ação, 16(2), 19-37. https://doi.org/10.17058/rea.v16i2.624

Edição

Seção

Artigos Temáticos