ANÁLISE DE TRABALHOS APRESENTADOS NA ANPED (2004 A 2013) COM A TEMÁTICA DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DAS CIÊNCIAS

Autores

  • Alexandre Gomes Soares
  • Daniel Manzoni de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6759

Palavras-chave:

Gênero e sexualidade, Ensino de Ciências, ANPEd

Resumo

O tema gênero e sexualidade vem se delineando nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), especificamente no Grupo de Trabalho 4 – Didática (GT 4) e no Grupo de Trabalho 23 – Gênero, Sexualidade e Educação (GT 23). O objetivo deste artigo é analisar e compreender como esses GTs vêm concebendo pesquisas que tratam dessa temática com foco no ensino de Ciências, nas reuniões anuais da ANPEd, no período de 2004 a 2013. A metodologia utilizada envolveu a identificação e a análise dos trabalhos publicados nos anais das reuniões e o levantamento do total de artigos publicados pelos GTs 4 e 23, destacando os que trazem propostas didáticas e análises sobre ensino de gênero e sexualidade no tocante ao ensino de Ciências. Concluímos em nossa análise uma reduzida abordagem científica das temáticas sobre gênero e sexualidade no contexto das práticas pedagógicas no universo do ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Gomes Soares

Mestre em Educação Tecnológica. Doutorando em Educação na Universidade de São Paulo. Endereço: Rua José Joaquim Duarte,147, Bloco Apto 401, Bairro Heliópolis, Belo Horizonte/ Minas Gerais, Brasil. CEP: 31.741-580. Endereço eletrônico: prof.alexhis@gmail.com

Daniel Manzoni de Almeida

Mestre e Doutor em Ciências Biologicas. Pós-Doutorando em Ensino de Biologia/Ciências. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Endereço; Endereço: Avenida da Universidade, 308 CEP: 05508-040, Cidade Universitária, São Paulo, Brasil. Endereço eletrônico: danielmanzoni@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2016-04-28

Como Citar

Soares, A. G., & Almeida, D. M. de. (2016). ANÁLISE DE TRABALHOS APRESENTADOS NA ANPED (2004 A 2013) COM A TEMÁTICA DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DAS CIÊNCIAS. Reflexão E Ação, 24(1), 82-96. https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6759

Edição

Seção

Gênero e diversidade sexual na educação