MASCULINIDADES HEGEMÔNICAS E DISSIDÊNCIAS: TENSÕES CURRICULARES EM COTIDIANOS DE ESCOLAS DA PERIFERIA

Autores

  • Marcio Rodrigo Vale Caetano
  • Paulo Melgaço da Silva Junior
  • Treyce Ellen Silva Goulart

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6851

Palavras-chave:

Currículos, Performances, Masculinidades, Dissidências

Resumo

As identidades (sexuais), em sua relação com o espaço escolar estão, a todo tempo, tensionando e sofrendo a interpelação dos currículos. Considerando esse cenário, a partir das contribuições das teorias de gênero e sexualidades e da metodologia de Observação Participante, esse artigo objetivou questionar os modos como as masculinidades hegemônicas de duas escolas públicas da região da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro são performatizadas e interagem com as identidades sexuais dissidentes, a exemplo de gays, travestis e transexuais (GT). Com os dados que subsidiaram a análise, produzidos a partir de práticas docentes dos autores, buscou-se questionar os currículos com vistas a interrogá-los sobre os discursos que produziram modos de subjetivação e ensinaram formas heteronormativas, complementares e assimétricas de projeção das identidades sexuais fortemente atravessadas pelas expectativas em torno da(s) masculinidade(s) negra(s).

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Biografia do Autor

Marcio Rodrigo Vale Caetano

Doutor em educação pela UFF (2011). Endereço: Rua Benjamin Constant, 1708, apto 403, Centro, Pelotas/RS, CEP 96010-020, Brasil. Endereço eletrônico: mrvcaetano@gmail.com

Paulo Melgaço da Silva Junior

Doutor em Educação pela UFRJ (2014). Endereço: Rua Barão de Itapagipe 71/1406 bl 2. Bairro Rio comprido, CEP: 20261-005, Brasil. Endereço eletrônico: pmelgaco@uol.com.br

Treyce Ellen Silva Goulart

Mestre em Educação pela FURG (2016). Endereço: Av. Brasil, 348, bairro Bucchholz, CEP: 96212-150, Rio Grande/RS, Brasil. Endereço eletrônico: treyce.ellen@hotmail.com

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Publicado

2016-04-28

Como Citar

Caetano, M. R. V., Silva Junior, P. M. da, & Goulart, T. E. S. (2016). MASCULINIDADES HEGEMÔNICAS E DISSIDÊNCIAS: TENSÕES CURRICULARES EM COTIDIANOS DE ESCOLAS DA PERIFERIA. Reflexão E Ação, 24(1), 214-232. https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6851

Edição

Seção

Gênero e diversidade sexual na educação