GÊNERO, SEXUALIDADE E A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERCULTURAIS

Autores

  • Carla Silva Machado

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6992

Palavras-chave:

Educação Intercultural, Mídia, Sexualidade, Gênero, Cinema

Resumo

O presente artigo objetiva salientar a importância das práticas pedagógicas interculturais na perspectiva apresentada por Fleuri (2003) e Candau (2015, 2011). Faremos nosso recorte nas questões que envolvem Gênero e Educação, a partir da percepção de que esta tem sido uma temática bastante discutida. O tema teve destaque no ano de 2015, em que se discutiu amplamente o Plano Nacional de Educação (PNE) para os próximos dez anos. Ele ganhou destaque em função de posições bastante antagônicas acerca de sua inclusão no PNE. Neste artigo, daremos ênfase às práticas midiáticas na educação, abordando especificamente o cinema e as discussões de gênero e sexualidade no âmbito escolar. Para contribuir com a discussão contaremos com autores que tratam da relação entre comunicação e educação, tais como Orozco (1997), Martín-Barbero (2013), Bacega (2009) e outros. Na discussão, envolvendo cinema, educação, gênero e sexualidade, traremos Louro (2014, 2013, 2008), Duarte (2009), Ferrari e Castro (2012), além de outros estudiosos que abordam as relações entre mídia-sexualidade-gênero-educação.

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Biografia do Autor

Carla Silva Machado

Doutoranda em Educação pela PUC/Rio. Bolsista de doutorado do CNPq. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Endereço: Rua Padre Anchieta, 165, apto. 201. CEP: 36016440. Bairro São Mateus – Juiz de Fora –MG – Brasil; Endereço eletrônico: carlasingular@yahoo.com.br

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Publicado

2016-04-28

Como Citar

Machado, C. S. (2016). GÊNERO, SEXUALIDADE E A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERCULTURAIS. Reflexão E Ação, 24(1), 177-191. https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6992

Edição

Seção

Gênero e diversidade sexual na educação