EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO: DISCUSSÕES EM BUSCA DE UMA “EDUCAÇÃO MAIS HUMANA”

Autores

  • Talita Santana Maciel
  • Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.7006

Palavras-chave:

Educação, Direitos Humanos, Gênero, Neoliberalismo, Professor(A)

Resumo

Este texto tem por objetivo refletir, por meio de estudo bibliográfico, sobre os pressupostos da educação em direitos humanos, especialmente no que concerne às relações sociais de gênero, e apresentar aspectos teórico-metodológicos que possam subsidiar a prática pedagógica em sala de aula. Entendemos que, em meio ao contexto neoliberal e das consequências negativas que tal ideologia causou, a educação em direitos humanos torna-se um dos instrumentos fundamentais para a concretização de uma cultura dos direitos humanos que seja capaz de transformar relações e práticas sociais, inclusive relações sociais de gênero, concorrendo para a perpetuação de uma “educação mais humana”. Para tanto, é essencial que o fazer educativo tenha caráter político, caminhe em uma perspectiva de formação axiológica e aconteça cotidianamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Santana Maciel

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP-FFC-Campus de Marília. Endereço: Rua Armando Davoli, 553-Vera Cruz-SP-Brasil, CEP-17560-000. Endereço eletrônico: talita.s.maciel@hotmail.com

Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo

Mestre em Educação pela FFC-UNESP-Campus de Marília. Doutorado em Sociologia pela FFLCH-USP. Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Minho, Braga-Portugal. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Valência-Espanha. Endereço: Rua Cel. José Braz, 1105-Marília-SP- Brasil, CEP-17502-010. Endereço eletrônico: tamb@marilia.unesp.br

Downloads

Publicado

2016-04-28

Como Citar

Maciel, T. S., & Brabo, T. S. A. M. (2016). EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO: DISCUSSÕES EM BUSCA DE UMA “EDUCAÇÃO MAIS HUMANA”. Reflexão E Ação, 24(1), 138-156. https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.7006

Edição

Seção

Gênero e diversidade sexual na educação