AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA NA EJA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7319Palavras-chave:
EJA, Avaliação, Avaliação EmancipatóriaResumo
O presente trabalho faz o relato de uma experiência acerca da avaliação na EJA em uma escola municipal que atende a aproximadamente 160 educandos no turno da noite. Para esse estudo utilizamos a entrevista compreensiva, a observação participante, além da análise documental. Os principais resultados apontam para distorções entre o projeto político-pedagógico e a prática da avaliação escolar. Tal documento, por exemplo, não registra que a avaliação na EJA seria de cunho emancipatório. Essa temática vem muito mais da fala da supervisão escolar e não dos educadores; tampouco dos educandos. Com estes, é relevante destacar o aspecto positivo dos encontros com as famílias na hora da construção dos pareceres, bem como o diálogo buscando efetivar a frequência deles em aula. Ademais, merece considerações neste trabalho o registro final das decisões tomadas pelos educadores: o boletim. A título de contribuição, sugere-se uma reconfiguração do PPP com a participação dos sujeitos envolvidos.Downloads
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