AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA NA EJA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Autores

  • Levi Nauter de Mira
  • Marilene Alves Lemes

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7319

Palavras-chave:

EJA, Avaliação, Avaliação Emancipatória

Resumo

O presente trabalho faz o relato de uma experiência acerca da avaliação na EJA em uma escola municipal que atende a aproximadamente 160 educandos no turno da noite. Para esse estudo utilizamos a entrevista compreensiva, a observação participante, além da análise documental. Os principais resultados apontam para distorções entre o projeto político-pedagógico e a prática da avaliação escolar. Tal documento, por exemplo, não registra que a avaliação na EJA seria de cunho emancipatório. Essa temática vem muito mais da fala da supervisão escolar e não dos educadores; tampouco dos educandos. Com estes, é relevante destacar o aspecto positivo dos encontros com as famílias na hora da construção dos pareceres, bem como o diálogo buscando efetivar a frequência deles em aula. Ademais, merece considerações neste trabalho o registro final das decisões tomadas pelos educadores: o boletim. A título de contribuição, sugere-se uma reconfiguração do PPP com a participação dos sujeitos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Levi Nauter de Mira

Doutorando em Educação pela UNISINOS. Bolsista CAPES/PROEX. Participa do grupo de pesquisa Mediações pedagógicas e cidadania (PPGEdu – UNISINOS) e também do Coletivo de Educação Popular e Pedagogia Social, CEPOPES (Faced-UFRGS). Endereço completo: Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei - São Leopoldo – RS, Brasil, CEP: 93.022-000.

Marilene Alves Lemes

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS, com bolsa CAPES/PROEX. Participa do grupo de pesquisa Mediações pedagógicas e cidadania (PPGEdu – UNISINOS) e também do Coletivo de Educação Popular e Pedagogia Social, CEPOPES (Faced-UFRGS).Endereço completo: Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei - São Leopoldo - RS, Brasil. CEP: 93.022-000.

Downloads

Publicado

2016-12-07

Como Citar

de Mira, L. N., & Lemes, M. A. (2016). AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA NA EJA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Reflexão E Ação, 24(3), 229-245. https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7319