EDUCAÇÃO, ENSINO E DOCÊNCIA: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS

Autores

  • Stela Marques
  • Thiago Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7346

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Formação Docente, Professor

Resumo

O objetivo deste artigo é a análise da profissão docente em suas diversas perspectivas educacionais. O pressuposto para a construção do artigo foi cogitar sobre como a educação, o ensino e a docência podem se materializar de maneira crítica na formação do cidadão pleno, isto é, o sujeito autônomo que pensa por si mesmo. Busca-se uma prática educativa da possibilidade, uma educação que viabilize um mundo mais justo e equânime que não se rende às amarras da massificação. Na contemporaneidade percebe-se uma perda patente das relações humanas dentro do processo educacional, sobretudo no que tange à relação docência e ensino. Procura-se diferenciar o que, de fato, é educação e o que é ensino em uma análise alicerçada na teoria pedagógica e na história da educação. Dentro dessa perspectiva busca-se a reiteração da importância da formação docente e do papel do professor, num movimento de promoção de uma educação de intercâmbio crítica e libertadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stela Marques

Professora Adjunta e Pesquisadora. Doutora em Educação. Endereço profissional: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Educação, Edifício Emaús, Avenida Itaú, 505, 3.º andar, CEP 30.535-012, Belo Horizonte-MG, Brasil.

Thiago Oliveira

Doutorando em Educação. Mestre em Educação. Endereço profissional: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Educação, Edifício Emaús, Avenida Itaú, 505, 3.º andar, CEP 30.535-012, Belo Horizonte-MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-12-07

Como Citar

Marques, S., & Oliveira, T. (2016). EDUCAÇÃO, ENSINO E DOCÊNCIA: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS. Reflexão E Ação, 24(3), 189-211. https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7346