DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE FORMADORES DE PROFESSORES INICIANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA

Autores

  • Laurizete Ferragut Passos
  • Nayana Cristina Gomes Teles
  • Marta de Oliveira Gonçalves
  • Adriana Teixeira Reis

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7557

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional Professor formador, Professor iniciante, Curso de Licenciatura

Resumo

A investigação parte do pressuposto de que a presença de um corpo docente renovado vem atuando nos cursos de Licenciatura e de Pedagogia, contextos específicos da formação inicial de professores. Esses professores formadores vêm iniciando a carreira no Ensino Superior e parte dele carrega significativa experiência como professor do Ensino Básico. Saber como se constitui o desenvolvimento profissional desse formador, iniciante num segmento, o ensino superior, e, ao mesmo experiente no ensino básico, e refletir sobre sua percepção em relação a sua atuação e ao seu papel de formador de futuros professores se constituíram nos objetivos da pesquisa. Para este artigo serão analisados os dados da entrevista com um professor iniciante no curso de Licenciatura. O texto se ampara nos estudos de Marcelo Garcia (1999); Day (2001); Cunha (2005); Imbernón (2009, 2011); Vaillant e Marcelo (2012); dentre outros. Os resultados apontam que o professor percebe o processo de seu desenvolvimento profissional sempre em movimento, não linear, atravessado por diferentes fatores, com permanente sensação de incompletude; resgata a importância do período de trabalho na escola de educação básica para o seu desenvolvimento profissional e atuação como formador de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laurizete Ferragut Passos

Professora Doutora pela USP. Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação -Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP. Endereço Profissional: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, Sao Paulo, SP – Brasil

Nayana Cristina Gomes Teles

Doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP. Endereço Profissional: Universidade Federal do Amazonas, Rua Nossa Senhora do Rosário, Tiradentes, CEP: 69100-000 - Itacoatiara, AM – Brasil.

Marta de Oliveira Gonçalves

Doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP. Endereço Profissional: Instituto Singularidades, Rua Deputado Lacerda Franco, 88, Pinheiros, CEP: 05418000 - São Paulo, SP – Brasil.

Adriana Teixeira Reis

Doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP. Endereço: PUC/SP. Rua Monte Alegre, 984, Perdizes. São Paulo/SP.Cep: 05014-901.

Downloads

Publicado

2016-12-07

Como Citar

Passos, L. F., Teles, N. C. G., Gonçalves, M. de O., & Reis, A. T. (2016). DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE FORMADORES DE PROFESSORES INICIANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA. Reflexão E Ação, 24(3), 105-122. https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7557

Edição

Seção

Pesquisas sobre a formação de professores