POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE CORREÇÃO DE FLUXO NO RS: EFEITOS DA RACIONALIDADE NEOLIBERAL NA GESTÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v25i1.7770Palavras-chave:
Programas de Correção de Fluxo, Governamento, Gestão EscolarResumo
Partindo de estudos pós-estruturalistas, tomamos como materialidade analítica os Programas de Correção de Fluxo adotados na Rede Estadual do Rio Grande do Sul, considerando que estes são tecidos com base em uma racionalidade que vem nomeando, de determinadas formas, sujeitos, ações e condutas de alunos e professores da Educação Básica. Com isso, buscamos entender as condições de possibilidade que fizeram emergir esses Programas como necessidade implícita no imperativo da inclusão que se encontra no slogan Educação para Todos. Objetivamos compreender o funcionamento desses Programas enquanto estratégia de governamento dos sujeitos que habitam a escola e identificar os efeitos dessa estratégia na gestão escolar e na gerência dos “corpos”. A análise realizada neste estudo pretende contribuir para a compreensão de como esses dados produzem representações sobre a eficácia desses Programas no que diz respeito à reparação dos índices de alunos em distorção idade/série no Brasil.Downloads
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